Gerônimo Santana e convidados no HOJE TEM GIRA

Gerônimo Santana é um dos convidados do nosso programa semanal HOJE TEM GIRA. Cantor e compositor, Gerônimo é natural da Bahia e sua composição mais conhecida do grande público, “É d’Oxum”, em parceria com Vevé Calasans já foi regravada por inúmeros artistas, incluindo a cantora Gal Costa. Por sinal, a música foi incluída na trilha sonora da minissérie Tenda dos Milagres, da Rede Globo (1983).

Gerônimo Santana e convidados no HOJE TEM GIRA 1
Gerônimo Santana

Natural de Bom Jesus dos Passos, parte insular de Salvador, tocava na Orquestra Filarmônica da Ilha. Já no final dos anos 1960, apresentava-se nos palcos de Salvador. Foi percussionista do Trio Elétrico Dodô e Osmar, tendo também trabalhado com Luiz Caldas. Extremamente identificado com a cultura negra, foi bailarino afro e até hoje usa o ritmo ijexá como base para suas composições.

Em 2020, o “chanceler da música baiana” celebra 40 anos de carreira com mais de 20 discos gravados, sempre com trabalhos envoltos em ritmos que vão do merengue, lambada e fricote, abarcando outros estilos musicais.

Recentemente, ao programa Impressões (TV Brasil), Gerônimo disse:

“Algumas pessoas acham que eu não sou axé, mas eu sou axé, sim. O axé – essa palavra – significa força”.

Ele lembra que o termo axé music foi criado por um radialista – Cristovam Rodrigues – quando se referia aos sons surgidos na Bahia que não se caracterizavam como rock.

“Eu não sou pai de axé. Talvez seja Luiz Caldas. Talvez o avó [do axé] sejam personagens como Wesley Rangel e Roberto Santana, que eram produtores e acreditavam naquele movimento”, disse também o músico ao site.

Gerônimo foi contemporâneo de Luiz Caldas, que foi o primeiro a gravar uma composição sua. Depois, a consagração em 1986 com “É D’Oxum”, que supostamente já alcançou 50 regravações.

Gerônimo estudou Composição e Regência na Universidade Federal da Bahia, mas nunca abriu mão da música popular. Domina do violão ao trombone e à harpa, sendo que esta última ele costumava tocar para “ganhar dinheiro tocando em casamentos e aniversários”. Coisas da vida de um músico…

Gerônimo Santana e convidados no HOJE TEM GIRA 2

Gerônimo Santana estará no HOJE TEM GIRA especial!

HOJE TEM GIRA, é o nome da Gira Online do UMBANDA EU CURTO que chega à sua 13ª edição e, nesta quinta (02/07), terá uma edição especial que contará com a presença de:

• Gerônimo Santana
• Pai Rafael Moraes
• Pai Fábio
• Mãe Nice de Oxum
• Pai Leandro Seixas
• Padre Alfredo

A transmissão será ao vivo nas nossas páginas oficiais no FacebookInstagram e também no YouTube, começando às 19h30 (horário de Brasília).

Para participar basta acessar nossos perfis na hora marcada e começar a assistir. No entanto, se você deseja receber um lembrete CLIQUE AQUI e cadastre-se. Avisaremos todos do início pouco antes de começarmos.

Como funciona o HOJE TEM GIRA?

Gerônimo Santana e convidados no HOJE TEM GIRA 3

Mãe Taiane Macedo, sacerdotisa de Umbanda e colaboradora dos canais UMBANDA EU CURTO é a anfitriã do programa, nossa Mãe de Santo virtual e coordenadora do HOJE TEM GIRA.

Após a saudação inicial e recepção a todos os participantes online, a dirigente do Centro de Umbanda Mística Oxum Apará – CUMOA, direto de Salvador, Bahia, saúda os participantes, faz uma preleção rápida e apresenta os temas de Umbanda que serão tratados na Gira.

Nesta quinta, destaque para a Linha dos Caboclos devido à comemoração da independência na Bahia (cujo símbolo são os Caboclos).

Num formato um pouco diferente das edições anteriores, cada convidado será chamado por Mãe Taiane Macedo para dar seu depoimento sobre a importância dos Caboclos na religião de Umbanda e sua relação com esta Linha de Fé e Conhecimento.

E, a atração musical, é claro, só poderia ser o próprio Gerônimo Santana, que mostrará trechos de alguns de seus grandes sucessos.

E tudo isso, como sempre, num programa com pouco mais de uma hora de duração, para matar a saudade da Gira no seu Terreiro.

Participe! Compartilhe!

Seja avisado para não perder o horário! Clique AQUI