Desenvolvimento espiritual: 10 erros comuns
O desenvolvimento espiritual é importante não apenas para quem trabalha na corrente mediúnica na Umbanda como também para todos os demais. Afinal, lidar cada vez melhor com nosso corpo espiritual é um objetivo a ser alcançado. Abaixo seguem os 10 erros mais comuns que encontramos neste processo.
Confira!
1) Achar que é mais evoluído do que os outros
Diante de Deus (Zambi, Olorum) todos somos iguais. E não há ninguém neste planeta que não deva seguir aprendendo. Por mais que sigamos acumulando conhecimentos e experiências espirituais, a caminhada espiritual é infinita. Se você acredita que está em nível de evolução maior do que os outros significa justamente o contrário!
2) Dar lição de moral nos outros
Todo mundo conhece alguém que não perde uma oportunidade para dizer aos outros o que é certo e errado, não é mesmo? E é como diz o ditado: “macaco senta no rabo e fica apontando o rabo dos outros”. Para seguir com seu desenvolvimento espiritual, é preciso olhar menos para o próximo e aprofundar-se no seu autoconhecimento. Há momentos sim em que é benéfico compartilhar o que sabemos, mas somente quando solicitado. Controle seu ego!
3) Acreditar que tem sempre “a solução” para os outros
Cada pessoa é única e o que é bom para nós nem sempre é bom para o outro. Se alguém lhe pede um conselho, ouça, tente se colocar no lugar dela, ofereça sua visão com base em conhecimento e experiência. Isso é bem diferente de ficar se intrometendo na vida alheia sem ser solicitado. Cuidado!
4) Da uma de “messias”
O conhecimento e a caridade estão disponíveis para todos. Não é preciso ser “o escolhido” para estudar, ajudar ou atender a quem precisa. Todos podem ajudar desde que tenham em seus corações o desejo sincero de auxiliar o próximo. Aqueles que verdadeiramente possuem a condição de mestres espirituais não se apresentam como tal. Antes, portam como uma de suas principais características a profunda humildade diante de todos.
5) Pensar que possui superpoderes
Somos todos humanos e limitados, mesmo que alguns tenham algumas habilidades específicas, ninguém de fato pode realizar algo que fuja às leis da natureza. Os “milagres” são muito mais raros do que imaginamos e contam muito também com a enorme fé de quem se beneficia. Aqueles que receberam algum dom devem colocá-lo em benefício do próximo, e não usá-lo para se envaidecer. Afinal, a quem muito é dado muito será cobrado.
6) Acreditar que está sempre certo
Todos estão sujeitos ao erro, caso contrário você não estaria encarnado. Melhor se acostumar com isso, aceitar e aprender com os erros. Esta é uma das marcas daqueles que desejam sinceramente o desenvolvimento espiritual. Cuidado com a arrogância, ela pode te afundar.
7) Acreditar que sabe tudo
O universo é infinito em seus saberes e até mesmo os Guias que trabalham na Umbanda não detêm o conhecimento absoluto. Somente o Criador é onisciente. E quem sabe se comportar como aprendiz aprende algo novo a cada dia. Já os falam como se tudo entendessem de tudo mostram que ainda não aprenderam nada. Em tudo há um ensinamento, mas para recebê-lo é preciso dispor-se a ouvir.
8) Agir como se tudo fosse espiritual
Tropeçou numa pedra? É demanda! Nada disso. Obsessor não sai por aí “pegando” em tudo e todos a qualquer hora. A espiritualidade está sim presente em nossa vida, porém o mundo material é super importante. Alguns fatos são simplesmente acontecimentos fortuitos, sem nenhuma grande causa por trás. Entender isso também ajuda no desenvolvimento espiritual.
9) Julgar como os outros cultuam Deus
O contato com Deus é uma relação íntima e pessoal e não há maneira melhor ou pior de se comunicar com Ele. Se as religiões são muitas é porque cada uma serve a tipos específicos de consciência. E Deus permite muitos caminhos e nomes para se aproximar de suas energias divinas. Assim, antes de julgarmos o próximo, pense duas vezes e ponha foco no seu próprio desenvolvimento espiritual.
10) Tentar passar a imagem que é invulnerável
Por mais experiência e desenvolvimento espiritual que você tenha, é preciso continuar vigiando sua conduta, seus pensamentos e sentimentos. Só assim você conseguirá passar pelas inevitáveis adversidades que surgirão. Mesmo o melhor dos soldados quando vai para batalha precisa de sua armadura. Portanto, esteja bem preparado para as suas atividades espirituais. A maior proteção é a humildade!