Axé na Umbanda: muito além da busca por acolhimento
Axé na Umbanda é algo que a maioria só entenderá quando frequentar um terreiro e sentir por si a energia que a religião emana.
Axé significa “força, poder” mas também é um termo utilizado para ratificar algo bom ou desejar que algo ou alguém fique bem. Exemplos:
“Agora estou muito bem.” Então a outra pessoa responde: “Axé!”
“Vou fazer o vestibular neste final de semana. Espero ir bem e conseguir uma vaga.” E a outra pessoa diz: “Se Deus quiser. Axé!”
Esse axé na Umbanda corresponde ao “amém” da Igreja Católica e também à frase “que assim seja”, muito usada nos centros kardecistas.
Com base apenas no conceito de axé que aqui descrevemos e nos exemplos acima, já dá para perceber que a Umbanda vai além da função de acolhimento que praticamente todas as religiões exercem sobre seus fiéis.
Ter uma vida cheia de axé significa, entre outras coisas, exercitar nossas potencialidades, reconhecendo-as e buscando fazer sempre o melhor que pudermos, seja qual for a situação.
É claro que muitas pessoas procuram um terreiro porque precisam de uma mudança de vida, uma palavra amiga, um abraço, uma palavra de incentivo. O fato é que, após passar pelo olho do furacão, é preciso buscar mais, sonhar mais.
E é aí que o conceito de axé na Umbanda entra em cena.
Axé na Umbanda é força de realização
As dificuldades tendem a nos abalar. Consomem toda a nossa energia e viram foco enquanto não encontramos uma solução razoável. Além disso, o que fica em nossa memória de comportamento é que as dificuldades sempre existirão e é apenas uma questão de quais, quando e como surgirão novamente.
Com o tempo, quase de forma automática, tendemos a crer que a vida será sempre assim, um eterno navegar entre um problema e outro, solucionando um e logo encarando o seguinte.
Ativar o seu axé pode ser o antídoto para tudo isso. E não há trabalho, despacho ou feitiço feito por pessoas inconsequentes que dê jeito se não mudarmos nossos pensamentos e atitudes.
É como dizem: nenhuma religião no mundo resolverá seus problemas por você se não fizer a sua parte.
Ainda há muita gente que procura por um terreiro para resolução de seus problemas, porém não querem mudar seus vícios, costumes e posturas. Umbanda não faz milagre na vida de quem não quer mudança!
A Umbanda possui ritualística própria, metodologia e costumes próprios em cada terreiro. Por mais que haja muita alegria, atabaques, pontos cantados, palmas e muita energia boa no ar, Umbanda não é bagunça e é preciso respeitar.
Assim, busque sempre que precisar por amparo e acolhimento nos terreiros. Os Guias e Orixás estarão sempre prontos a ajudar, assim como os médiuns incorporados auxiliarão com aconselhamentos, banhos, velas e orações para que o equilíbrio retorne em sua vida.
No entanto, um dos grandes diferenciais da nossa religião é este axé na Umbanda que impulsiona e faz vibrar uma força que todos temos e que pode sim aflorar. Todos podemos mais. Todos temos poder de realização. Esta é a força do axé.
Supere as dificuldades, siga em frente. Mas saiba que você pode mais. Use sua força, seu poder de realização sempre que puder. A Umbanda estimula isso em todos nós.