Umbanda Eu Curto faz 10 anos com e-book grátis e novidades
Umbanda Eu Curto está completando 10 anos neste mês de outubro. Lá no longínquo ano de 2011, quando Daniel Marques teve a ideia de criar uma fanpage dedicada à Umbanda, as páginas no Facebook dedicadas à religião podiam ser contadas nos dedos das mãos, sendo que quase todas publicavam imagens e textos de forma espaçada, sem uma periodicidade definida.
Era uma oportunidade para fazer algo que pudesse alcançar os milhões de umbandistas espalhados não só pelo Brasil como no mundo todo. Assim surgiu o Umbanda Eu Curto!
O nome representa o sentimento da imensa maioria de adeptos da religião, que amam a Umbanda e curtem cada momento de interação, seja nos terreiros, seja online. Em poucos dias já eram mais de 1000 fãs e daí em diante o crescimento foi exponencial. Hoje são mais de 320 mil seguidores apenas no Facebook!
E que fique claro: a vaidade passa longe dos fundadores do Umbanda Eu Curto. A surpresa e a alegria com a ótima recepção só fez aumentar o desejo de fazer mais. Segundo eles, sempre foi um trabalho feito com o coração com o objetivo de aproximar umbandistas e simpatizantes de todos os cantos com uma linguagem simples e acessível.
E essa matriz persiste até hoje. De frases a posts elaborados, o trabalho do Umbanda Eu Curto evoluiu com a participação de colaboradores cujos textos você encontra aqui no portal.
E foi neste processo que se aproximaram de Rubens Saraceni, um dos mais importantes escritores da Umbanda, apresentado por outro grande nome e apoiador, Alexandre Cumino.
Para quem não sabe, Rubens era um homem simples e cordial. Veio até a sede da agência de publicidade em que Daniel Marques e Alexandre Negrini Turina são sócios, gravou um vídeo em apoio ao Umbanda Eu Curto e liberou todas as suas obras como fonte para divulgação.
Na hora do cafezinho, Daniel quis leva-lo a uma cafeteria ou até mesmo numa dessas padarias bacanas, mas ele negou. E disse: “vamos ali naquele barzinho mesmo”, indicando um boteco de esquina que nem eles, vizinhos ao estabelecimento, tinham coragem de entrar.
Essa história os sócios Daniel e Alexandre guardam com muito carinho e traduz um sentimento de simplicidade que segue até hoje.
“Tudo surgiu de forma espontânea e este clima permanece. Mensagens, imagens, pesquisas, fóruns, promoções e muito mais foi feito e compartilhado na fanpage para que o contato com os umbandistas pudesse ser cada vez mais próximo”, disse Alexandre, que é jornalista e cientista social formado pela Universidade de São Paulo (USP).
A iniciativa criou raízes, cresceu e se espalhou pelas principais redes sociais – Instagram, YouTube, Twitter e Telegram – além da criação de um portal, completo, informativo, emocional, fácil de ler e entender, em 2013.
Em 2015 vieram os e-books (livros digitais) e logo foi criado o site Livros de Umbanda para centralizar todas as obras, incluso livros impressos e audiobooks. Algum tempo depois, uma decisão difícil: mudar a logomarca.
Umbanda Eu Curto e a “mãozinha” do Facebook
Em 2017, um decisão complicada: a mudança da logomarca. “Até ali usávamos aquela mãozinha do Facebook, com o símbolo de curtir com uma vela acesa adaptada. Chegamos à conclusão de que deveríamos nos desvincular desta logotipia do Facebook para evitar problemas futuros.
O processo de mudança foi tenso e divertido ao mesmo tempo e acabamos criando uma marca que traduz bem o que fazemos, com modernidade e tecnologia”, disse Daniel Marques, que é publicitário e umbandista de berço.
Em 2020, em plena pandemia da covid-19, uma plataforma disruptiva foi criada: a Umbanda Comunidade. Um espaço seguro, acessível através de usuário e senha, onde o destaque são séries em vídeos inéditos associados à religião como o FOI NA UMBANDA, com causos e histórias de Umbanda; BENÇA MÃE, com ensinamentos simples de Mãe Isabel Garrido, direto de Salvador (BA); MIZIFIO, com interpretações artísticas e emocionantes de conselhos de Pretos e Pretas Velhas e muito mais.
A inscrição é gratuita e o primeiro mês é grátis. Depois, o associado pode escolher entre os planos mensal, semestral ou anual, onde a mensalidade equivale a R$ 13,99. Novos conteúdos são postados toda semana.
Ainda em 2020 foi criado um programa ao vivo pelo YouTube: o HOJE TEM GIRA, com Mãe Taiane Macedo. Com uma produção caprichada e muito carisma, Mãe Tai convida músicos, sacerdotes, influenciadores e outros para fazerem, juntos, uma verdadeira Gira online.
Música, informação e rituais entretêm e informam, tanto que o programa gerou um e-book imperdível com 30 rituais simples que todos podem fazer em suas casas. O HOJE TEM GIRA segue com episódios especiais.
E, em 2021, ano em que completam 10 anos de atividades ininterruptas, criaram o Instituto Cultural Umbanda Eu Curto para dar suporte aos encontros online com sacerdotes e espiritualistas sobre temas de grande interesse do público.
A terapeuta e oraculista Roberta Honório ministrou quatro encontros sobre os “Baralhos da Esquerda na Umbanda”, sucesso imediato. Em seguida foi a vez dos encontros ministrados por Pris Mariano, benzedeira, cantora e umbandista. A Jornada “Benzedura Ancestral” superou todas as expectativas e terá uma nova turma em breve.
E para comemorar esta primeira década de vida o Umbanda Eu Curto criou um e-book grátis com bastidores, histórias, curiosidades e as principais dúvidas dos umbandistas respondidas ao longo dos anos.
Além disso, somente neste mês de outubro, os fãs poderão adquirir a Coletânea Umbanda Em Casa, a Coletânea Filhos e Filhas dos Orixás e afiliarem-se à Umbanda Comunidade com 50% de desconto.
Segundo seus idealizadores, o e-book grátis e os descontos são formas de homenagear todos os umbandistas e simpatizantes que apoiam o trabalho, sempre pautado por uma Umbanda livre, sem preconceitos e pronta para crescer.
“Sem o apoio de todos vocês não estaríamos mais aqui. Por isso, nosso muito obrigado por ontem, hoje e amanhã. Seguiremos firmes em prol da Umbanda, curtindo e compartilhando muito conteúdo todos os dias”, finalizaram.