Banda Casapronta e a afro-brasilidade do novo single “Devoção”

A banda Casapronta está lançando o segundo single do EP “Amor” que será lançado em outubro de 2021. “Devoção”é a mistura de ‘rock de preto’ e ‘samba de terreiro’ com muito suingue do Recôncavo Baiano, apontando novos caminhos musicais.

“Fazer uma cantiga em homenagem a Exu é de uma tremenda responsabilidade, mas que encaramos com muita seriedade e carinho, depois da devida autorização”, comenta Pablues, vocalista da banda.

O objetivo também parece ser pôr luz sobre mentiras (e também sobre verdades tidas como absolutas) que ainda permeiam nosso ambiente cultural, o que infelizmente gera preconceitos e violência nos discursos e narrativas, sobretudo no limiar entre religião e arte.

Pablues ressalta que a música promete emocionar, mas também levar uma forte mensagem. “É como um pássaro que voa pela janela espalhando emoções. ‘Devoção’ é nosso orgulho de um ‘poder preto’ e que sirva de incentivo na luta contra os silenciamentos, racismo, intolerância religiosa e agressões que sofremos ininterruptamente e diariamente”, afirma.

Para o artista, a banda Casapronta, com seu novo single, não quer ser a dona da verdade, mas “mostrar o quanto devemos nos posicionar acerca do que acreditamos e do que nos torna em identidade. A cultura e a religiosidade afro-brasileira são realidades para muitos de nós e ter orgulho de nossa cultura é um direito nosso”, reflete.

Para materializar ‘Devoção’, a banda Casapronta contou com as fortes personalidades de Flávia Sacramento nos vocais, Bel da Bonita no comando das percussões, Tito Pereira nos teclados e Mateus Aleluia ‘Filho’ Rodrigues nos maravilhosos sopros de trompete e fluguelhorn.

Composta por Pablues, ‘Devoção’ é uma canção de amor, uma verdadeira declaração à uma das mais belas e poderosas forças energéticas da natureza.

“É uma homenagem a Exu, a Aluvaiá, a Legba, a todas as possibilidades de movimento, comunicação e fertilidade de novos caminhos que as encruzilhadas da vida possam nos proporcionar. Que Exu esteja à frente de nossos passos nos dando livramento e nos deixando atentos”, conclui.

Banda Casapronta e a afro-brasilidade do novo single “Devoção” 1

A música ‘Devoção’ já está disponível em todas as plataformas de música. Um videoclipe gravado no centro de Feira de Santana (BA) também foi lançado na página oficial do grupo no YouTube.

Sobre o EP “Amor”

O EP “Amor” foi realizado através de um financiamento coletivo entre os amigos e fãs da banda. Contém 4 faixas e tem participações importantes do cenário musical e cultural baiano. Nomes como Mateus Aleluia Filho, Maryzélia, Bel da Bonita, Marquinhos Menezes, Tito Pereira, Flávia Sacramento e Kbça Beat Box.


O EP tem se mostrado um caldeirão de possibilidades. Cada canção tem uma estética, uma cor, um ritmo, evidenciando o grau de experimentações em que a banda está envolvida.

As canções que o compõem são: ‘Amor’ – lançada no dia 12 de junho, ‘Devoção’, ‘Velho Bob’ e ‘A Planta’. Todas as canções foram produzidas e gravadas – cada uma em um dia – no Netuno Estúdio, em Feira de Santana.  O lançamento é da produtora feirense Banana Atômica e tem o apoio da Trinca de Selos.

Sobre a Banda Casapronta

O Casapronta é uma banda que faz “música mundana”, situada em Feira de Santana (BA), que se influencia pelas “encruzilhadas do recôncavo” e do mundo, com Igor Skay (guitarra), Rodrigo Borges (guitarra), Rafael Razz (baixo), Robson Souza (bateria) e Pablues Casapronta (voz, gaita, violão e produção).

Banda Casapronta e a afro-brasilidade do novo single “Devoção” 2
Integrantes da Banda Casapronta


A banda foi formada em 2017, no coração do Recôncavo Baiano e lançou uma demo no ano seguinte. Em 2019 gravou seu disco “Como a fúria da beleza do sol” e, neste ano, preparam-se para lança o EP “Amor”.

Serviço

Single
“Devoção”

Onde
Plataformas digitais: Spotfy, Deezer, Tidal, YouTube, Google Play, BandCamp e AmazonMusic

Arte das capas
Ayam Ubrais Barco

Design
Júnior Eça

Foto
Vinicius Lisboa (Devoção)

Foto
Rafael Santos (Banda Casapronta)


Perfis nas redes sociais

Instagram
https://www.instagram.com/casaprontafolk/

YouTube
https://bit.ly/39I1I4m

Facebook
https://www.facebook.com/pabluescasapronta

Tags:
>