Fabiana Cozza fala sobre intolerância e racismo

Fabiana Cozza é uma das grandes vozes femininas no cenário musical brasileiro da atualidade. E acaba de lançar seu novo álbum. “Dos Santos” é o oitavo trabalho da cantora e compositora e homenageia os Orixás em dezenove canções inéditas.

As músicas foram encomendadas por ela a compositores amigos, dentre eles Zélia Duncan, Carlos Rennó, Douglas Germano, Nei Lopes, Paulo César Pinheiro, Roque Ferreira, e Sérgio Pererê.

Para o lançamento do álbum, ela prepara um show virtual pago em 17 de outubro, às 21h, que será feito na Casa de Francisca, em São Paulo, com curadoria da diretora Laís Bodanzky, e transmitido pelo site cine.casadefrancisca.art.br (com reprise no dia seguinte, às 18h).

Recentemente ela deu uma entrevista à revista Veja, de onde extraímos alguns destaques:

“E eu tenho aceitado meu caminho há muito tempo. Este disco me foi pedido há sete anos do ponto de vista espiritual, no terreiro. Minha mãe de santo fez um jogo de búzios e falou que seria importante cantar para os Orixás. Fiquei com essa história na cabeça.” 

“O disco não tem nenhuma letra de cunho panfletário, mas estamos falando do povo preto, de uma cultura das frestas e que sobrevive na unha. Quando a gente fala de intolerância religiosa, o que está por trás disso é o racismo.”

“Se você vai em um terreiro de umbanda ou candomblé, você está defendendo a cultura negra que está sendo ultrajada desde sempre. Acho que os chamados religiosos são muito importantes, especialmente quando ele vem na sua intimidade e, não por um modismo.”

“Acredito que é nos momentos de maiores adversidades que a arte mostra sua real importância e a imperativa necessidade de existir. Porque, como já dizia Ferreira Gullar, a arte existe porque a vida não basta.”

Fabiana Cozza e o musical de Dona Ivone Lara

Fabiana Cozza tratou ainda, nesta mesma entrevista, sobre o caso ocorrido em 2018 quando ensaiava para viver Dona Ivone Lara em um musical em sua homenagem. À época, sofreu críticas (pasmem) de que não era negra o suficiente para interpretar a cantora.

Leia mais AQUI.

ANOTE NA AGENDA!

Nesta quinta-feira (15/10), às 19h30, Fabiana Cozza será convidada especial do programa HOJE TEM GIRA com apresentação de Mãe Taiane Macedo.

Clique AQUI para não perder!