O que é uma egrégora?

Afinal, o que é uma Egrégora? Sempre se ouve esta palavrinha, mas poucos explicam exatamente seu sentido. Abaixo, reproduzimos um texto curtinho atribuído ao médium Chico Xavier que explica o conceito em poucas palavras.

Acompanhe!

Egrégora é o padrão vibratório de uma casa; tem relação direta com a energia e o estado de espírito de seus moradores.

O conjunto de pensamentos, sentimentos, estado de espírito, condições físicas, anseios e intenções dos moradores fica impregnado no ambiente criando o que se chama de egrégora.

O que poucos sabem é que as paredes, objetos e a atmosfera da casa tem “memória” e registram as energias de todos os acontecimentos e do estado de espírito de seus moradores. Por isso, quando pensar na saúde energética de sua casa tome a iniciativa básica e vital de impregnar sua atmosfera apenas com bons pensamentos e muita fé.

Evite brigas e discussões desnecessárias. Observe o seu tom de voz: nada de gritos e formas agressivas de expressão. Não bata portas e tente assumir gestos harmoniosos, cuidando de seus objetos e entes queridos com carinho.

Não pense mal dos outros. Pragas nem pensar. Selecione muito bem as pessoas que vão frequentar sua casa.

Se você nutre uma mágoa profunda ou mesmo um ódio forte por alguém, procure ajuda para limpar essas energias densas de seu coração.

Alegria, amor, paz, prosperidade, saúde, amizades, beleza, já está bom para começar, não é mesmo?

Além das palavras acima de Chico Xavier, destacamos também que em todos os Terreiros de Umbanda formam-se egrégoras. Assim, cabe a cada um de nós cuidar para que estes ambientes também sejam os melhores possíveis, evitando conversas desnecessárias, sentimentos ruins pelos irmãos e irmãs ao lado, fazendo assim do local uma egrégora religiosa de luz e fé.

Afinal, pense no padrão vibratório que se forma num Terreiro… Além do conjunto de pensamentos e sentimentos de todos que lá estão, há um trabalho espiritual que se estabelece durante a Gira. Com certeza a corrente mediúnica ali formada cumprirá uma função importante ao limpar e descarregar energias dissonantes no ambiente e também nos irmãos e irmãs consulentes. Mas nós podemos e devemos fazer a nossa parte.

A egrégora formada também é de nossa responsabilidade!