Hino da Umbanda: história e letra inteira

Hino da Umbanda é emocionante, não é mesmo?

Mas será que você conhece a letra inteirinha, sem errar?

Pensando nisso, resolvemos publicá-lo aqui acompanhado de um vídeo para você acompanhar e cantar junto. Além de todo conhecimento que a Umbanda nos traz, a religião também é emoção e alegria!

Acompanhe abaixo o Hino completo!

Hino da Umbanda

Refletiu a Luz Divina
Com todo seu esplendor
Vem do reino de Oxalá
Aonde há paz e amor

Luz que refletiu na terra
Luz que refletiu no mar
Luz que veio de Aruanda
Para nos iluminar

Umbanda é paz e amor
Um mundo cheio de Luz
É força que nos dá vida
E a grandeza nos conduz

Avante, filhos de fé
Como a nossa lei não há
Levando ao mundo inteiro
A bandeira de Oxalá

Levando ao mundo inteiro
A bandeira de Oxalá


Quem é o autor do Hino da Umbanda?

De acordo com o Wikipédia, o Hino da Umbanda foi composto por José Manoel Alves (letra) e Dalmo da Trindade Reis (música) em 1961.

Aliás, José Manoel Alves era cego e sua busca por uma cura o levou até o Caboclo das Sete Encruzilhadas.

Embora não tenha conseguido seu intento, ficou apaixonado pela religião e compôs uma canção para homenageá-la. Apresentou a letra ao Caboclo das Sete Encruzilhadas, o qual tanto a apreciou, que resolveu nomeá-la como Hino da Umbanda.

Em 1961, durante o Segundo Congresso Brasileiro de Umbanda, presidido por Henrique Landi Júnior, esta música foi oficializada para todo o Brasil como o verdadeiro e único hino para toda a nossa religião!

Vale destacar que João Manoel Alves era português e, além de compositor era capitão da Força Pública de São Paulo. Era compositor de músicas populares e compôs hinos para vários templos, inclusive o Primado de Umbanda de São Paulo.

Compositor reconhecido, canções de sua autoria foram gravadas por cantores conhecidos na época com as Irmãs Galvão, Grupo Piratininga, Osni Silva, Ênio Santos, entre outros.

Tags:
>
-