“Sol do Meu Amanhecer” é a nova canção de Juliana D Passos
Sol do Meu Amanhecer é uma música em homenagem à Pombagira e também enredo do terceiro videoclipe do Canal Macumbaria
Dia 14 de agosto é o dia “Delas”, as controversas e populares Pombagiras. É uma data emblemática para terreiros, para as religiões de matriz africana e também para o folclore brasileiro. Por isso, a data foi escolhida para o lançamento do terceiro videoclipe do Canal Macumbaria – “Sol do Meu Amanhecer”, parte dos projetos artísticos que estão sendo viabilizados graças aos recursos da Lei Aldir Blanc, via Prefeitura Municipal de São José.
O primeiro clipe, lançado em abril, foi dedicado ao deus Iorubá do fogo, Xangô, uma das divindades mais populares da cultura afro-brasileira. Em junho foi a vez de Exu, uma divindade comumente e de forma equivocada confundida com o diabo. Agora é a vez de Maria Padilha, talvez a mais conhecida das Pombagiras.
Juliana D Passos explica que o trabalho do Macumbaria também é desmistificar interpretações equivocadas sobre a cultura dos Terreiros. “A gente quer levar a mensagem dos orixás, das divindades e entidades, o mais longe possível para que todos possam conhecer a beleza do culto de matriz africana, seus aspectos culturais por meio das crenças trazidas por nossos antepassados”, detalha
Maria Padilha
Maria Padilha tem muitos nomes e muitas falanges, nome dado a determinado grupo de arquétipos espirituais. Representa a força da mulher, sua sabedoria, seu encanto, sua inteligência. É a força do sagrado feminino explícita na vaidade dos seres humanos.
“A gente, mesmo quando não é de Terreiro, sempre ouve falar da Maria Padilha desde pequena. Infelizmente, muitas vezes de forma preconceituosa, assim como é o mundo, machista, racista, segregacionista. Quando, na verdade, ela é a expressão do quão maravilhosa é a energia feminina”, conclui Juliana.
O Canal Macumbaria está com mais de 184 mil inscritos só no Youtube, o que faz dele um dos maiores canais do segmento do Brasil e do mundo. Enquanto o espetáculo Macumbaria não volta aos palcos físicos, devido à pandemia, o projeto segue com as produções para a internet.
Projeto viabilizado com recursos da Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020, no Município de São José.
Sol do Meu Amanhecer – SERVIÇO
LINK DO CANAL MACUMBARIA
FICHA TÉCNICA DA MÚSICA “SOL DO MEU AMANHECER”
Compositores: Leandro Pedroso/Monique Moura
Voz: Juliana D Passos
Produção e Direção Musical – Anderson Ávila
Cavaco – Anderson Ávila
Violão 7 cordas – Luiz Sebastião Juttel
Baixo – Paulinho Oliveira
Pianos – Fernando Merlino
Percussões – Alexandre Damaria
Gravado, Mixado e Masterizado no Estúdio MP, por Marcelo Pinta
FICHA TÉCNICA DO VIDEOCLIPE
Direção e roteiro: Cleo Silva
Assistência de direção: Guilherme Lohn, Renato Filho
Produção executiva: Thiago Vieira, Matheus Furtado, Zanquiel Tortato
Direção de fotografia: Marcos Vinícius D’Elboux
Figurino: Marluci T. Ferreira e Maricélia Pantoja da Cruz Bonina
Caracterização: Orisa Cabelo e Arte
Comunicação/Divulgação: Letícia Assis, Daniela Risson e Bruno Oliveira
Atores/Figuração: Juliana D Passos, Mayara Furtado, Ailton Bonina, Luiz Costa, Carla Quadros, Evelize Freitas, Jhonny Andrade, Juli Costa, Emiliana Coelho, Renato Costa
APOIADORES
Umbanda Eu Curto
Centro Espírita São José
Loja dos Orixás
Restaurante Sabor Mané
Pilão e Conchas Artes Sagradas
Studio Ale Gutierrez
Ni Barbosa
Janaína Cardoso