5 plantas para dormir melhor

5 plantas para dormir melhor é um artigo publicado originalmente pelo portal O Segredo. E não, não se tratam de ervas para realizar banhos ou chás e sim para ter em seu quarto de dormir, num pequeno vaso. Além de deixar o espaço mais vivo traz benefícios para o seu sono.

Saiba mais!

Dormir bem é um dos grandes prazeres da vida. Especialmente quando nos tornamos adultos e vivemos uma jornada diária cansativa, o descanso torna-se ainda mais importante, porque nos permite recuperar nossas forças e também nos traz inspiração para seguirmos nossas rotinas de maneira saudável.

Existem alguns recursos que podem melhorar a qualidade de nosso sono como uma boa dieta, atividades físicas, sono regular, banhos relaxantes, entre outros. E há também outra alternativa muito eficaz, mas que muitos não conhecem: as plantas.

Muitas pessoas possuem plantas em casa porque elas purificam o ar, compõem uma decoração especial e embelezam a casa mas, além de todos os seus benefícios, algumas plantas também ajudam a ter boas noites de sono.

Na lista abaixo mostramos 5 plantas para dormir melhor. E olha que elas foram mencionadas em um estudo da NASA, de 1989, sobre plantas que purificam o ar.

Coloque-as em pontos específicos de sua casa e também no quarto de dormir para aproveitar todos os seus benefícios à noite!

5 plantas para dormir melhor

  1. Lavanda

A lavanda, ou alfazema, é uma planta que nos acalma, ajuda a reduzir o estresse e consequentemente induz ao sono. É uma ótima planta para mantermos em nossos quartos e conquistar o descanso que merecemos. No entanto, não podemos nos esquecer de que ela precisa de muito sol para sobreviver, mas uma de suas espécies, a lavanda francesa, é uma das melhores opções, pois vive bem dentro de casa. É também uma planta ligada a Iemanjá e Oxalá, mas também a outros Orixás e Guias.

  1. Babosa

A babosa também pode nos ajudar a dormir bem. Além de todas as qualidades dessa suculenta, ela também ajuda a purificar o ar e liberar mais oxigênio em seu quarto. É muito fácil cuidar dessa planta, basta dar-lhe bastante sol e ela fará o seu trabalho. Ideal para ter por perto, sobretudo os mais estressados e esgotados física e mentalmente. É também uma planta ligada aos Orixás Ogum, Obaluayê e Exu.

5 plantas para dormir melhor 1
Hera Inglesa
  1. Hera inglesa

Essa espécie purifica o ar e também ajuda a tornar o quarto mais úmido, o que favorece o sono. Um de seus maiores benefícios é absorver formaldeído, um composto orgânico volátil que pode causar câncer e problemas de desenvolvimento intrauterino. Também ligada aos Orixás Oxum e Oxalá.

  1. Lírio da paz

Os lírios da paz também são incríveis filtros de ar e aumentam a umidade do ambiente. Com suas lindas flores brancas, precisam de pouca luz e água, esta apenas uma vez por semana, isso os torna grandes candidatos a viver em nossos quartos e melhorar nossas noites de sono. É muito associada a Oxalá e também aos Pretos Velhos.

  1. Espada-de-São-Jorge

Muito comum nas casas brasileiras, a espada-de-São-Jorge é outra planta que não pode faltar em seu quarto e outros ambientes. Ela filtra as toxinas do ar e libera oxigênio, melhorando muito a qualidade do sono e nos permitindo relaxar para uma noite de descanso verdadeiro. De uso múltiplo na Umbanda, está ligada mais diretamente ao Orixá Ogum.

Essas são algumas das plantas para dormir melhor, descansar à noite e ter mais energia e disposição nos seus dias.

Na Umbanda é muito comum os Guias indicarem estas e muitas outras plantas ou ervas para uso ritualístico em banhos e defumações, mas, na dúvida, enquanto pesquisa mais, tenha ao menos uma destas em seu quarto e observe os benefícios!

Já tem alguma delas em sua casa?