MuseUmbanda terá destaque na “I Semana da Umbanda de São Gonçalo”, no RJ

MuseUmbanda é uma iniciativa nova na religião de Umbanda. Mas antes vamos situar o seu surgimento.

Em janeiro de 2020 foi criada a “Semana da Umbanda de São Gonçalo”, por iniciativa do vereador Lucas Muniz, atual Secretário de Turismo e Cultura, presidente do Conselho Municipal de Cultura do município, instituída pela Lei 1121/2020. O objetivo era oferecer uma programação com eventos de valorização à religião Umbanda, promovendo o respeito e a magnitude das tradições que envolvem o saber ancestral e suas raízes na sociedade gonçalense.

E, neste ano, o evento, que tem a realização da Secretaria de Turismo e Cultura e CMC (Conselho Municipal de Cultura), terá como marco as discussões públicas com intelectuais, pesquisadores, sacerdotes, sacerdotisas e sociedade civil em torno do Projeto MuseUmbanda, liderado por Fernando Torres, membro do CMC e zelador umbandista da Tenda Espírita São Lázaro do Pita.

A I Semana da Umbanda de São Gonçalo ocorrerá nos dias 11, 16 e 20 de novembro, este último justamente o Dia da Consciência Negra, quando haverá o lançamento do site MuseUmbanda, no auditório do Teatro Municipal de São Gonçalo.  

O projeto do MuseUmbada prevê disponibilizar para a sociedade gonçalense e global uma instituição viva, de patrimonialização da Umbanda, para guarda, proteção e preservação das memórias, com exposições, laboratório para cursos de museologia e biblioteca.

Além disso, o equipamento também acolherá temas e documentos sobre intolerância religiosa, com o objetivo de interferir junto ao poder público em campanhas educacionais e de conscientização sobre a importância de resgatar em São Gonçalo seu próprio processo histórico e a relação com a origem da Umbanda no Brasil.

As mesas de debates, com a participação de personalidades convidadas terá a seguinte programação:  

11/11/2021 (quinta-feira) de 19h até 21h
Mesa: “As outras Umbandas” com a participação de:  
Mãe Flávia Pinto, Pai Junior de Oxossi,  Mãe Ana D´Iemanja e Pai Pablo Santa Clara de Aquino.
Local: Centro Cultural Joaquim Lavoura, localizado na avenida Presidente Kennedy, 721 – Centro, São Gonçalo, RJ. Entrada Franca.
Trata-se de um diálogo entre líderes religiosos de diferentes segmentos da Umbanda, pois a religião, desde sua anunciação, vem se desenvolvendo em tipos diferentes de culto e influências tanto do espiritismo, quanto do africanismo como influências com catolicismos e tradições indígenas e orientais.

16/11/2021 (terça-feira) de 19h até às 21h
Mesa: “Umbanda, Zelio e São Gonçalo” com a participação de: Professor Rui Aniceto, Professor Luciano Tardock, Professora Camila Fogaça e Professor Pedro Rebelo.
Local: Centro Cultural Joaquim Lavoura, localizado na avenida Presidente Kennedy, 721 – Centro, São Gonçalo, RJ. Entrada Franca.
Uma celebração à memória de um dos maiores cidadãos gonçalenses, que foi vereador em São Gonçalo e tinha na Educação sua bandeira de política pública: Zélio Fernandino de Moraes, considerado o “anunciador” da Umbanda em 1908, no bairro de Neves, considerado por muitos estudiosos o fundador da organização da Umbanda no Mundo.

20/11/2021 (sábado) de 19h até 21h30
Mesa: “Lançamento do Site do MuseUmbanda e a importância de um aparelho museal no combate à intolerância religiosa” com a participação de sacerdotes intelectuais umbandistas e candomblecistas: Alexandre Cumino, Claudia Alexandre, Marcelo Fritz e José Beniste.
Local: Teatro Municipal de São Gonçalo, localizado na rua Dr. Feliciano Sodré, 100 – Centro, São Gonçalo, RJ.
Entrada Franca.
Será um debate produtivo sobre as diferentes formas e estratégias de combate à intolerância religiosa e seu desenvolvimento a partir dos movimentos e organizações religiosas e de mídia.

Informações sobre o MuseUmbanda:

https://museumbanda.mus.br/

Leia com exclusividade um artigo preparado com exclusividade pelos autores Claudia Alexandre e Alexandre Cumino. Clique aqui!

Tags:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do site e são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

>