Uma mente otimista pode gerar felicidade e prosperidade. Entenda.
Uma mente otimista nos dias de hoje é para aplaudir de pé. O mundo à nossa volta parece feito para nos testar, irritar e assim gerar pessimismo. Mas dá para reverter isso.
Todo mundo tem alguém na família apegado aos pensamentos negativos. É a criação dos filhos, dinheiro curto, medo de doenças, desemprego sempre rondando e muitas outras preocupações modernas que faz até parecer ridícula a pessoa que mantem uma mente otimista.
Quando somos pequenos, queremos que todos gostem da gente, que brinquem conosco. Na escola, queremos ser populares, tirar boas notas e por aí vai. Quando adultos, a preocupação se instala em temas como vestibular, carreira, emprego, dinheiro, filhos e muito mais. Passamos a nos preocupar com simplesmente tudo. E a mente otimista dá lugar a um pessimismo “realista” que se justifica por si mesmo, não é?
A verdade precisa se dita: muita coisa realmente pode dar errado todos os dias. E manter uma mente otimista a qualquer custo beira a ingenuidade. “Cabeça fresca” e “avoado” são os primeiros termos que surgem de cara. Mas quem nunca sentiu uma invejinha de gente otimista que atire a primeira pedra. Afinal, parece que não importa a situação, eles estão sempre tão positivos e felizes!
Acontece que ter uma mente otimista também é o melhor para as pessoas. Sue Varma, professora assistente clínica de psiquiatria da Universidade de Nova York e autora de “Practical Optimism: The Art, Science, and Practice of Exceptional Well-Being” (Otimismo prático: a arte, a ciência e a prática do bem-estar excepcional), afirma que “numerosos estudos envolvendo mais de 200 mil indivíduos descobriram que o otimismo está ligado a muitos resultados positivos.”
Segundo Varma, os otimistas tendem a ter um sistema imunológico mais forte, melhor saúde cardíaca e condições de saúde mais favoráveis. Também apresentam menos sintomas físicos e menos dor em geral. E, vejam só: além de serem mais saudáveis, os otimistas são mais ricos, vivem mais e são mais bem-sucedidos na vida, no trabalho e nos relacionamentos.
Mente otimista, pensamento positivo
Uma mente otimista é cheia de pensamentos positivos. Parece óbvio, mas nem sempre essas pessoas tão felizes foram sempre assim. Voltando à ideia de que o mundo parece ter sido feito para nos tirar do sério, temos situações bem comuns como quando alguém nos dá uma bela fechada no trânsito. É um dos muitos momentos ao longo do dia em que podemos decidir se se vamos xingar ou contemporizar, respirar fundo e imaginar que a pessoa estava com muita pressa ou simplesmente distraída. Se escolher a segunda, sua mente otimista tomará a frente (pelo menos nesta pequena situação cotidiana).
Aliás, aqui cabe um breve lembrança sobre o conceito de encruzilhada para a Umbanda, território dominado por Exu. A encruzilhada é muito mais do que o cruzamento de dois caminhos, ruas ou avenidas. Encruzilhadas são momentos de decisão. São situações que encaramos todos os dias em que devemos decidir. Contratar ou não tal empresa? Ir por este ou por outro percurso? Gastar o 13º ou poupar? São milhares de exemplos de decisões a serem tomadas em que simplesmente decidimos e pronto. Mas como escolhemos? Que critério usamos? Todos temos critérios claros?
São muitas perguntas para muitas respostas possíveis. De maneira geral, pesamos prós e contras em segundos, decidimos e bola para frente. Infelizmente os contras costumam pesar muito em nossas decisões, o que significa mais pessimismo na hora de decidir.
Uma boa alternativa é se manter sempre ligado à energia de Exu, pedindo para que a cada momento de decisão ele esteja ali conosco, amparando nossa mente para que possamos escolher os melhores caminhos. Mas treinar a mente com alguns exercícios simples também pode ser muito bom.
Seja no início ou no final do dia, faça uma espécie de “Diário de Gratidão” e escreva ao menos três coisas boas que lhe aconteceram. Podem ser três boas ideias, três bons momentos do dia, três pessoas bacanas que você encontrou ou conversou. Resumindo: escreva três situações positivas do seu dia em tópicos.
Exercícios assim ajudam a romper com um mecanismo quase pré-instalado nas nossas mentes de que pessimismo e reclamação não custam a sair da boca. A maioria das pessoas reclama muito sem perceber que está fazendo isso. E o antídoto mais simples para a reclamação é a gratidão.
Vamos treinar o comportamento?
Mudar uma atitude pessimista para otimista requer esforço e disposição. É preciso começar. Vamos lá?
- Transforme preocupações com uma pergunta positiva
“Qual é a pior coisa que pode acontecer se eu fizer isso?” se transforma em “Quais são os melhores resultados possíveis se eu fizer isso?”
- Compartilhe sua mente otimista com outras pessoas
Quando você fala, afirma e repete posições de otimismo e esperança em voz alta ou para alguém próximo, combate de frente o pessimismo. Não anula, mas dá um passo importante na direção certa.
- Busque ficar perto de pessoas e notícias otimistas
É sempre bom ter companias agradáveis, mas se este não for o caso, seja uma mente otimista em busca de novos “seguidores”. A pessoa reclamou de algo com você? Faça um comentário edificante, positivo. Alguém foi pessimista sobre algo ao seu lado? Reafirme a esperança e a positividade, e por aí vai.
Mas veja: ninguém aqui quer te convencer que o mundo passará a ser um mar de rosas porque você mudou sua atitude. Uma mente otimista continuará enfrentando desafios enormes todos os dias. Mas os benefícios serão enormes. Na dúvida, peça sempre para que Exu lhe guie em cada pequena encruzilhada do dia e que os demais Guias e Orixás lhe orientem sempre. A Umbanda poderá ajudar sempre com a busca de uma mente otimista, com alegria e prosperidade.