HOJE TEM GIRA recebe Vagner Fernandes e Ana Mametto

HOJE TEM GIRA, é o nome da Gira Online do UMBANDA EU CURTO que chega à sua 19ª edição e, nesta quinta (13/08) com a participação do jornalista e escritor Vagner Fernandes e da cantora Ana Mametto.

A transmissão será ao vivo nas nossas páginas oficiais no FacebookInstagram e também no YouTube, começando às 19h30 (horário de Brasília).

Para participar basta acessar nossos perfis na hora marcada e começar a assistir. No entanto, se você deseja receber um lembrete CLIQUE AQUI e cadastre-se. Avisaremos todos do início pouco antes de começarmos.

Como funciona o HOJE TEM GIRA?

Mãe Taiane Macedo, sacerdotisa de Umbanda e colaboradora dos canais UMBANDA EU CURTO é a anfitriã do programa, nossa Mãe de Santo virtual e coordenadora do HOJE TEM GIRA.

Após a saudação inicial e recepção a todos os participantes online, a dirigente do Centro de Umbanda Mística Oxum Apará – CUMOA, direto de Salvador, Bahia, saúda os participantes, faz uma preleção rápida e apresenta os temas de Umbanda que serão tratados na Gira.

Nesta quinta, destaque total para a cantora Clara Nunes, ícone da música brasileira e referência musical ligada à espiritualidade de Umbanda e dos Terreiros das religiões afrobrasileiras, que faria 78 anos neste último dia 12 de agosto.

Para isso, o HOJE TEM GIRA contará com a participação do jornalista Vagner Fernandes, autor da biografia “Clara Nunes – Guerreira da Utopia”, uma das mais importantes intérpretes da MPB, morta em 1983, com apenas 40 anos de idade, vítima de complicações durante uma cirurgia simples de varizes.

Fernandes revelará um pouco sobre as histórias da vida e carreira da cantora, do início em Belo Horizonte até chegar ao Rio de Janeiro, seu sucesso musical, sua desconhecida passagem pela Jovem Guarda e pelos festivais da canção, e sua consagração no samba e MPB. 

HOJE TEM GIRA recebe Vagner Fernandes e Ana Mametto 1

Ana Mametto será a atração musical do programa. A cantora e atriz já se tornou parceira dos canais UMBANDA EU CURTO, sobretudo em função de seu novo lançamento musical.

Em uma reverência à cultura afro-brasileira, Mametto acaba de lançar seu novo álbum, ‘Saudação’. Nas 12 faixas que compõem o trabalho, a artista revisita Dorival Caymmi, Os Tincoãs, o disco Afro-sambas, de Vinicius de Moraes e Baden Powell, e as canções interpretadas por Clara Nunes como a belíssima ‘As Forças da Natureza’.

Com lançamento inteiramente digital, o álbum teve quatro singles lançados em julho de 2020 em parceria com o UMBANDA EU CURTO, em Lives musicais também batizadas com o nome do novo álbum, este já disponível na íntegra nas principais plataformas de música.

Idealizado e produzido durante o período de isolamento social, ‘Saudação’ faz um tributo às raízes musicais de Ana Mametto, saudando ícones que a influenciam.

“Esse momento difícil de pandemia nos faz revisitar muitas coisas dentro de nós, e esse álbum vem para saudar artistas que têm uma ligação direta com a minha carreira e que são fundamentais para a cultura afro-brasileira”, destacou em entrevista recente ao jornal A Tarde.

Com os músicos Yacoce Simões (produção, arranjos e piano) e Citnes Dias (percussão), Ana Mametto interpreta três músicas de cada homenageado e nesta quinta, é claro, dará ênfase nas músicas imortalizadas na voz de Clara Nunes.

E, dessa vez, faremos uma Firmeza específica para Mãe Iansã junto com você, aí na sua casa!

Anote desde já os materiais necessários para fazer: 1 (uma) vela de 7 dias amarela, vermelha ou branca e 1 (uma) pemba branca.

HOJE TEM GIRA recebe Vagner Fernandes e Ana Mametto 2

E tudo isso, como sempre, num programa com pouco mais de uma hora de duração, para matar a saudade da Gira no seu Terreiro.

Participe! Compartilhe o HOJE TEM GIRA!

Seja avisado para não perder o horário! Clique AQUI