HOJE TEM GIRA recebe Claudia Alexandre e Adriana Moreira

HOJE TEM GIRA, é o nome da Gira Online do UMBANDA EU CURTO que chega à sua 16ª edição e, nesta quinta (23/07) com a participação da cientista da religião e sacerdote umbandista Claudia Alexandre e da cantora Adriana Moreira.

A transmissão será ao vivo nas nossas páginas oficiais no FacebookInstagram e também no YouTube, começando às 19h30 (horário de Brasília).

Para participar basta acessar nossos perfis na hora marcada e começar a assistir. No entanto, se você deseja receber um lembrete CLIQUE AQUI e cadastre-se. Avisaremos todos do início pouco antes de começarmos.

Como funciona o HOJE TEM GIRA?

Mãe Taiane Macedo, sacerdotisa de Umbanda e colaboradora dos canais UMBANDA EU CURTO é a anfitriã do programa, nossa Mãe de Santo virtual e coordenadora do HOJE TEM GIRA.

Após a saudação inicial e recepção a todos os participantes online, a dirigente do Centro de Umbanda Mística Oxum Apará – CUMOA, direto de Salvador, Bahia, saúda os participantes, faz uma preleção rápida e apresenta os temas de Umbanda que serão tratados na Gira.

Nesta quinta, destaque para o dia da mulher negra afro-latina-americana, comemorado hoje. Assim, toda a conversa será em torno da força das Yabás, do sagrado feminino e sua ancestralidade presente na Umbanda.

Claudia Alexandre é jornalista, mestre e doutoranda em Ciência da Religião pela PUC-SP, dirigente umbandista e Mãe de Santo do Templo da Liberdade Tupinambá (SP). Claudia atua há mais de 30 anos nas questões étnico-raciais, tendo sido assessora especial de sistematização da Conferência Mundial de Combate ao Racismo, na Fundação Cultural Palmares. Ela mesma faz a ressalva que isso ocorrem em 2001, na África do Sul, quando o Brasil se assumiu um país racista e parou de negar o racismo brasileiro. Por sinal, a Fundação Palmares era presidida por uma mulher negra à época (Dulce Pereira).

HOJE TEM GIRA recebe Claudia Alexandre e Adriana Moreira 1

Dentre outros cargos e funções, Claudia também destaca sua ida a Cabo Verde para falar sobre samba, ancestralidade e religiões afro-brasileiras, assuntos que abordará no HOJE TEM GIRA desta semana.

E, como sempre, teremos uma atração musical de qualidade com a presença da cantora e compositora Adriana Moreira.

Adriana Moreira tem dois álbuns lançados em carreira solo: Direito de Sambar (2006), dedicado a obra do compositor baiano Batatinha, e Cordão (2015), com um repertório original, fruto de intensa pesquisa musical.

Ao longo dos seus 20 anos de carreira, apresentou-se ao lado de grandes nomes da nossa música, como Monarco, Dona Ivone Lara, Eduardo Gudin, Wilson Moreira e Paulinho da Viola.

Em 2016, representou o Brasil no Primeiro Festival de Música de Marrocos. Tem um timbre de voz característico e sua técnica alia potência e suavidade, lembrando o cantar de suas principais referências: Elizeth Cardoso e Clara Nunes. A cantora se apresenta acompanhada pelo grupo Cordão, formado por grandes instrumentistas do nosso samba.

E, dessa vez, já que o tema principal é a ancestralidade feminina, faremos uma Firmeza na Força das Yabás (ou Coroa das Yabás), junto com você, aí na sua casa!

Anote desde já os materiais necessários para fazer: 7 (sete) velas coloridas ou 7 (sete) velas brancas.

HOJE TEM GIRA recebe Claudia Alexandre e Adriana Moreira 2

E tudo isso, como sempre, num programa com pouco mais de uma hora de duração, para matar a saudade da Gira no seu Terreiro.

Participe! Compartilhe o HOJE TEM GIRA!

Seja avisado para não perder o horário! Clique AQUI