Santo Antonio e Exu: porque muitos fazem esta correlação entre Eles?

Santo Antonio, santo católico, é muito associado a Exu, Guia e também Orixá de Umbanda. Mas basta fazer uma busca rápida pelos dois na internet e logo encontraremos muitas referências que aproximam os dois. Nós, aqui no Umbanda Eu Curto, sempre evitamos a correlação. Afinal, isso se deve ao fato de não encontramos muitas fontes confiáveis para a aproximação entre um e outro ou alguma bibliografia definitiva que mostre a evolução da correlação ao longo do tempo. Ainda assim, olhando com mais cuidado o que muitos já publicaram, chegamos a algumas conclusões que dividimos aqui com todos.

Santo Antonio: um dos santos mais populares santos da Igreja Católica


Se Santo Antonio é popular entre os católicos, o que dizer de Exu na Umbanda, Candomblé e em outras religiões de influência africana? Exu talvez seja a figura (Orixá, Guia) mais popular das religiões afro-brasileiras.

Mas voltando à figura católica, é também chamado de Santo Antonio de Pemba, de Lisboa, de Ouro fino e de Pádua. Teve em sua bravura, quando encarnado, uma de suas maiores características evidenciadas. E, pode-se dizer de maneira similar, Exu é tido como guardião, é da Esquerda, é bravura comprovada!

Santo Antonio enfrentava os ricos e poderosos para favorecer os pobres, enquanto Exu atua sob a Lei Maior, orientando a todos para o crescimento e prosperidade, quando solicitado.

Santo Antonio abandonou as coisas materiais para dedicar-se ao bem-estar do próximo. Em vida, a história mostra que foi homem de grande cultura, professor de universidade, e conhecia inclusive assuntos tidos como profanos. Ou seja: mesmo muito erudito, nunca deixou o ego falar mais alto e costumava ser acessível a todos.

Exu fala fácil a todos. Não tem rodeios e nem costuma se valer de meias palavras. É compreensivo, direto, sem rodeios para falar sobre qualquer assunto. Não sonega e nem esconde a verdade.

Santo Antonio acreditava que o mundo espiritual deveria ser mais próximo do mundo material

Como efeito prático, exercia sua espiritualidade e devoção a Deus de forma que seu trabalho pudesse alcançar cada vez mais pessoas, sempre com foco nas relações humanas, para que fossem mais valorizadas e com ênfase no amor.

Por seu lado, Exu é sempre procurado para questões bem terrenas como o amor, os relacionamentos e os negócios. Diz-se, inclusive, que Exu é o mais “terreno” de todos, aquele que consegue compreender melhor nossos defeitos, anseios, angústias e erros. Fala fácil, claro, em alto e bom som.

Consta também que Santo Antonio tinha grande dom para oratória. Embora a linguagem mude ao longo dos séculos, é dito que falava com simplicidade e clareza, outra característica muito próxima à de Exu na Umbanda.

Santo Antônio é o santo casamenteiro e entende muito bem os problemas sentimentais e materiais dos seres humanos. Na Umbanda, quando o assunto é prosperidade e relacionamentos, Exu (e também as Pombagiras, diga-se) são os mais procurados, não é mesmo?

O matrimônio, por exemplo é uma ligação amorosa, familiar, de alma. É um compromisso, um momento de mudança na vida de um casal. Mais do que isso, é uma tomada de decisão que envolve um compromisso consigo mesmo e com o (a) outro (a). Afinal, a premissa do relacionamento é de que seja para todo o sempre, conectando duas pessoas de forma física, emocional e espiritual.

Ainda assim não acreditamos que haja um sincretismo fácil entre eles. Na verdade, Santo Antonio e Exu podem ser aproximados em muitas de suas características, como buscamos fazer aqui.

O que podemos afirmar com toda certeza é que Exu está presente nos momentos de virada, nas encruzilhadas da vida, nos momentos de escolha e decisão. Exemplo: como escolher o melhor caminho; como escolher o (a) melhor parceiro (a) para vida; como escolher a melhor profissão e por aí vai. Estas são decisões que a maioria de nós está fadada a tomar em vários momentos da vida. E que bom que é assim!

E, vejam só, momentos de decisão configuram um terreno fértil tanto para Santo Antonio quanto para Exu.

E você? Concorda com tudo isso? Discorda? Deixe sua opinião para nós!

Tags:
>
-