Quaresma na Umbanda: Renovação e Reflexão

Quaresma na Umbanda, é preciso dizer, configura uma tradição da religião católica. É um período de 40 dias que antecede a Páscoa e norteia as ações religiosas no período. No entanto, na Umbanda, possui um significado singular, transcendendo as raízes católicas e se adaptando à uma espécie de cosmovisão afro-brasileira da religião.

Vale dizer também que o Brasil segue sendo um dos países mais católicos do mundo e, é claro, esta religião e suas datas continuam a impactar a sociedade como um todo, quer gostemos ou não disso. Isso não significa que tenhamos, como umbandistas, que ter a mesma visão do período que nossos irmãos e irmãs católicos. Mais do que dias e semanas de penitência e abstinência, a Quaresma na Umbanda se configura como um período de oportunidade espiritual, um momento propício para:

  1. Renovação Espiritual:

Jejum e abstinência: Práticas que algumas vertentes e terreiros adotam com o objetivo de purificar o corpo e o espírito, abrindo espaço para a introspecção e o autoconhecimento. Abstém-se de carne vermelha, bebidas alcoólicas e outros consumos, buscando fortalecer a conexão com a espiritualidade.

Oração e meditação: Momentos de conexão com o divino, buscando fortalecer a fé e a compreensão da própria missão espiritual.

Participação em giras e trabalhos espirituais: Momentos de comunhão com a comunidade e com as entidades de Umbanda, buscando orientação e crescimento espiritual.

  1. Reflexão e Introspeção:

Momento de avaliar a vida: Refletir sobre seus erros e acertos, buscando o perdão e a reconciliação consigo mesmo e com os outros.

Cultivar a caridade: Praticar atos de generosidade e compaixão, ajudando o próximo e promovendo o bem-estar social.

Fortalecimento da fé: Renovar a fé na Umbanda e em seus ensinamentos, buscando um maior compromisso com a sua prática.

  1. Equilíbrio e Harmonia:

Cuidado com as energias negativas: Reduzir a exposição a ambientes e situações que podem gerar vibrações negativas, priorizando a paz interior.

Manutenção de pensamentos positivos: Cultivar pensamentos positivos e de gratidão, atraindo boas energias para sua vida.

Fortalecimento da conexão com a natureza: Momentos de conexão com a natureza, buscando equilíbrio e harmonia em sua vida.

  1. Sincretismo e Adaptação:

Influência do Catolicismo: Como já dissemos, a tradição da Quaresma foi incorporada à Umbanda, adaptando-se à sua cosmovisão afro-brasileira.

Visão holística da Umbanda: A Quaresma se integra à visão holística da Umbanda, que busca o equilíbrio entre corpo, mente e espírito.

Respeito à diversidade: A Umbanda reconhece diferentes interpretações da Quaresma, respeitando a individualidade de cada adepto.

  1. Liberdade de Escolha:

Participação facultativa: A participação na Quaresma na Umbanda é facultativa, respeitando o livre arbítrio de cada indivíduo.

Adaptação às necessidades: Cada adepto pode adaptar as práticas da Quaresma às suas necessidades e convicções.

Diálogo com o guia espiritual: É importante buscar orientação com seu guia espiritual para traçar um caminho adequado para a Quaresma.

Quaresma na Umbanda: Renovação e Reflexão 1

Quaresma na Umbanda: lembrete final

E lembre-se: A Quaresma na Umbanda é um convite à transformação interior, um tempo para se reconectar com sua fé, buscar o equilíbrio e fortalecer sua caminhada espiritual. Não se prenda a rótulos e opiniões deste ou daquele terreiro, pois há, inclusive, vertentes e terreiros que não reconhecem em nenhum grau a presença da Quaresma na Umbanda.

Assim, analise todas as sugestões acima e escolha o que melhor faz sentido para você e para o seu exercício de fé. Reflexão e fortalecimento dos laços com a espiritualidade é algo sempre salutar, isso ninguém pode negar. Mas pode ser que muitos prefiram praticar a Umbanda de outras formas, sem nenhuma ligação (ou quase nenhuma) com os sincretismos católicos. Não há (e nem devem haver) julgamentos sobre isso. Seguimos sendo um religião livre, acolhedora e diversa.

Tags:
>
-