Os fenômenos da incorporação
Os fenômenos da incorporação são realmente conhecidos? Antes disso, vamos falar um pouco sobre incorporação e suas manifestações.
A incorporação é uma técnica de conexão entre espírito e matéria na qual outra consciência se manifesta por meio do seu corpo.
Esta tecnologia é uma das formas ancestrais mais antigas experienciadas em muitas tradições. As primeiras experiências (ou os fenômenos da incorporação) desta modalidade se destacam nas práticas ancestrais xamânicas, nas quais o xamã, nas diversas tradições, vivia as experiências de transe e estado alterado de consciência por meio de uma espiritualidade visceral que tem relação estreita com um sagrado selvagem, no qual a doutrina nasce da experiência e não o contrário como se costuma encontrar nas religiões e tradições mediúnicas.
Um xamã é um autodidata que se inicia sozinho ou foi preparado por um outro xamã mais velho que lhe inicia na arte de cavalgar outros mundos, mergulhar no mundo interno ou ser visitado por seres e consciências de muitas dimensões.
A partir do trabalho de Allan Kardec, todas as experiências de comunicação passam a ser classificadas como mediunidade. No entanto, a experiência de incorporação possui tantas nuances de realizações práticas que a obra espírita não dá conta de explicar.
Os fenômenos de incorporação estão mais próximos da liberdade xamânica que da doutrina espírita com suas classificações cartesianas tão certinhas e normatizadas pelo cânone de Rivail.
O médium que desenvolveu a incorporação na espiritualidade de Umbanda tem a oportunidade de tornar-se mestre de si mesmo no momento que cria um relacionamento com sua família espiritual manifesta por meio de seu Caboclo, Exu, Pombagira, Preto Velho, Criança, Cigano e outras mais.
Nesta relação, o mais importante é criar espaço e momentos para viver este relacionamento de uma forma segura e saudável. Os fenômenos da incorporação, assim, poderão se manifestar sem sustos e com mais entendimento.
Para orientar tantos médiuns que desenvolveram a mediunidade de incorporação e não se encontram em nenhum terreiro para viver esta experiência tão linda e profunda é que estou criando a Mentoria Coletiva de Incorporação!