Orixás femininas na Umbanda Sagrada

Orixás femininas na Umbanda Sagrada, de acordo com a bibliografia existente, são sete:

Orixás femininas: OYÁ-TEMPO ou LOGUNAN

Como o nome já diz, Ela é a Orixá do tempo.
A Ela atribui-se a atuação no campo religioso.
É a onda divina ativa, de irradiação cristalina e de fator desmagnetizador ou temporal.

Atua nos seres apáticos ou emocionados.

Ou seja: em seu campo age sob os descrentes, os que usam de suas práticas religiosas para enganar e explorar a fé alheia e os fanáticos.

A esses, Logunan age esgotando seu estímulo a religiosidade que vem sendo aplicada de forma negativa.

Suas filhas apreciam as coisas religiosas, o estudo, a música suave ou romântica, um pouco de isolamento, conversas construtivas, a companhia de pessoas discretas e de homens maduros, reservados e amorosos.

Orixás femininas: OXUM

É a Orixá do amor agregador e da concepção da vida.
Por esse motivo também é conhecida por reger as relações matrimoniais e o amor que se funde formando a vida.
Deste modo, Oxum tem ligação com a sexualidade, pois é por meio da sexualidade que se obtém a vida em carne.

Seu fator agregador está presente em todas as ligações do universo, tudo que se agrega, se funde e se soma tem influência de Mamãe Oxum.

As filhas de Oxum não apreciam solidão, homens autoritários ou agressivos, reuniões monótonas, estudo de ciências exatas, políticas, lugares tristes ou monótonos, homens ciumentos e mulheres egoístas.

Orixás Femininas: OBÁ

A Orixá traz consigo a onda geradora vegetal (magnetismo negativo), da qual rege o fator concentrador dos seres, que pode estimular o raciocínio ou se necessário, absorve-los.

Obá age absorvendo as ondas mentais dos seres, quando esses, fazem mau uso de suas faculdades.

Ela também é conhecida como a “Orixá da Verdade”.
Isso porque Sua qualidade concentradora atua conjuntamente com essa característica.
Percebendo que só o que é verdadeiro eterniza-se no tempo e na mente do ser.

As filhas de Obá não apreciam pessoas soberbas, lugares ou reuniões agitadas, conversas chulas, pessoas vaidosas ou rompantes.

Orixás Femininas: IANSÃ

A Orixá faz parte da linha da Lei Maior, onde age direcionando a vida de todos os seres que se encontram trilhando um caminho dissoluto, a fim de que este evolua.

O fator oposto/negativo da divindade está na imobilidade que ela pode trazer.
Pois, no campo dos elementos, Iansã responde ao vento, ventania ou vendaval e quando retira o elemento eólico dos seres acaba que por tornando-os apáticos.

A irradiação divina advinda de Iansã é ativa.
A ondas que a compõe são curvas e alternadas, e seu campo magnético direciona os seres que assim carecem.

Como a energia que emana de Iansã também é movimentadora, suas filhas carregam na personalidade esse perfil, de característica forte.

As filhas de Iansã são emotivas e se não se impõem.
Revoltam-se e abandonam quem não se submete a elas, e logo estão estabelecendo novas ligações, em que se imporão.

Orixás Femininas: OROINÁ ou EGUNITÁ

Orixá cósmica, ativa e absorvente, que atua na onda geradora ígnea.
Oroiná ou Egunitá é em si o Fogo da Purificação, que atua consumindo os vícios e os desequilíbrios dos seres.

Desta forma, onde manifestar um desequilíbrio o próprio ser que está nessa situação começará atrair esse fogo – pelo magnetismo negativo – que em sua incandescência o esgotará.

Esse fogo cósmico está em tudo e em todos, só que diluído.
Então no momento em que o ser se desvirtua é Mãe Oroiná ou Egunitá que começa atuar, mesmo que ele não tenha “pedido” por essa ação.

A Orixá também está ligada a representação da deusa hindu, Kali.

As filhas de Oroiná ou Egunitá apreciam as conversas reservadas, os espetáculos emotivos, as reuniões direcionadas, tais como as de estudo, de orações, políticas e etc.
Apreciam a companhia de pessoas passivas e a de homens que as encantem.
Gostam de passear, pois não suportam o isolamento do lar.

Orixás Femininas: NANÃ

Da irradiação da onda divina da evolução, surgem dois Orixás, Obaluayê e Nanã Buruquê.
Nanã domina o fator decantador, atuando na dissolução de vícios e excessos.

Enquanto Obaluayê estabiliza os seres, Nanã traz maleabilidade a quem está “petrificado”, recolocando o ser no caminho da evolução e livrando-o de todo negativismo.

Por esse motivo Nanã é conhecida como a orixá que auxilia os seres que irão reencarnar, pois é nesse mistério que o ser diluí todos os seus sentimentos, mágoas e memórias.

E por decantar essas memórias, Nanã é associada a velhice, pois é nesse estágio da vida que o esquecimento bate a porta.
Então, é ela quem adormece o mental do seres, para que esse não interfira em sua próxima encarnação.

As filhas de Nanã apreciam a boa mesa, as companhias falantes e alegres, reuniões familiares e religiosas, pessoas que lhe dediquem afeto e respeito e vestes multicoloridas.

Orixás Femininas: IEMANJÁ

Uma das qualidades de Olorum irradia a criatividade e a geração, e é nela que Mãe Iemanjá está presente.
O amparo à vida, o estímulo à maternidade e a criatividade partem dessa Orixá.

Portanto, Iemanjá é a “Mãe da Vida” aquela que gera e estimula o amor pela hereditariedade dos seres dentre todas as Orixás femininas.

Já em a sua criatividade, trabalha auxiliando-os na adaptação aos meios e ambientes diversos a sua realidade.

As filhas de Iemanjá apreciam a vida doméstica, o trabalho produtivo, o respeito, a fidelidade, a religiosidade firme, o estudo, vestes sóbrias e elegantes, a
companhia de homens firmes nas decisões e de natureza forte.

Fontes de Pesquisa:

Doutrina e Teologia de Umbanda Sagrada: a religião dos mistérios um hino de amor a vida/ Rubens Saraceni – São Paulo: Madras, 2007.

Orixás Ancestrais: a hereditariedade divina dos seres/ Rubens Saraceni – São Paulo: Madras, 2001.

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