Iemanjá na Umbanda
Iemanjá na Umbanda é Orixá tida como a Grande Mãe, a Mãe da Geração.
Iemanjá (Yemanjá, Yemayá) é a Mãe da Vida, é a água que vivifica. Seu campo preferencial de atuação é no amparo, porque Ela é senhora do mistério maternal.
Simboliza e atua continuamente na manifestação das qualidade criativa do Divino Criador, abençoando todos os seres de forma natural, sem forçar ninguém.
Assim, sua irradiação divina estimula e traz oportunidades de crescimento para todos que a evocam, pois irá estimular a geração de vidas, de ideias, de fé, de amor e de conhecimento.
O principal elemento de Iemanjá é a água, o elemento das emoções. O mar é regido por Ela (e a Ciência estuda que a origem da vida está nas águas).
O mar representa todas as águas, já que todas as águas correm para o mar. E o mar ‘lava’ os nossos problemas e mágoas e renova a nossa vontade de viver. Assim, podemos pedir a Iemanjá que nos ajude a lidar com as nossas emoções e a equilibrá-las.
Já reparou que muita gente, quando na praia, se aproxima da água e, em oração, pede para que Iemanjá leve embora toda desarmonia e tudo de ruim? Isso faz sentido!
E sua regência vai muito além da geração de outros seres através do sexo, pois as energias emanadas por Ela podem nos ajudar a desenvolver nossos potenciais, atrair pessoas, parceiros, grupos de estudo e outras atividades.
Tudo isso está contido na Divindade, que nos dá equilíbrio emocional e energético, gerando novos caminhos e oportunidades em nossas vidas.
Relações com Iemanjá
Irradiação: Geração
Campo de atuação: Criatividade e Geração
Elementos: Água
Cores: Azul claro (também branco cristalino e prata)
Data comemorativa: 08 de dezembro (e também 02 de fevereiro)
Dia da semana: Sábado
Sincretismo: Nossa Senhora das Candeias, da Luz, dos Navegantes e da Glória