Guias de Trabalho na Umbanda são motivos de dúvidas diversas. Muitas pessoas tem nos perguntado como utilizar as guias de trabalho e proteção e como proceder e quais cuidados devem ter com elas.
Portanto, decidimos escrever este post, pois sabemos que muitas pessoas têm a mesma dúvida.

O que são Guias de Trabalho e Proteção?
Guias de Trabalho são objetos sagrados que constituem um elo de ligação entre o filho de fé e os Orixás/Guias. Por isso, devem ser tratadas como tal, com respeito e devoção.
A guia não é um simples colar. É um objeto de proteção que, para surtir o efeito desejado, deve ser consagrado por uma Entidade através de rituais de consagração, quando o filho de fé passa por um processo de iniciação.
Tipos de Guias
Existem guias feitas de semente, madeira, osso, miçanga, porcelana, pedras, cristais ou plástico. As de plástico devem ser evitadas por serem subproduto do Petróleo. Entretanto, as de cristal são feitas não com o cristal de rocha real e sim com vidro manipulado.
Isso lhes confere certa superioridade ao vidro comum e são excelentes para irradiar as vibrações dos Orixás/Guias. Existem ainda as guias de aço que levam os emblemas dos Orixás, mais conhecidas como guias de Ogum, já que este é o Orixá que manipula o ferro e o metal.