Ciências que contribuem com a Umbanda
Ciências que contribuem com a Umbanda – Hidroterapia
Ao falar de hidroterapia você já pensou em piscinas não é mesmo? A Hidroterapia consiste em práticas terapêuticas voltadas a saúde e bem estar através de atividades na água. Na Umbanda, o Guia usa estes conhecimentos para fazer banho de pés, banhos medicinais (água quente, água fria, vapor, etc), compressas, etc.
Sabe-se em Hidroterapia que a água fria (por exemplo, de cachoeira), provoca a contração dos vasos periféricos, retardando as batidas do coração momentaneamente. Com isso, a pele fica corada, a pressão arterial abaixa e o coração acelera as batidas, dando a pessoa aquela sensação momentânea de falta de ar e, em seguida, respiração ofegante.
Já a água quente faz com que a nossa pele tenda a ficar pálida e em seguida rosada. Isso se dá em função dos movimentos vasculares. Assim, pele pode executar facilmente estas funções. A água quente é indicada para remoção de substâncias mórbidas que habitam o nosso corpo (bactérias, sujeira, etc) e não há só benefícios ou malefícios pelo uso de uma ou outra: o que há é uma indicação para cada situação. Por isso, há pessoas que passam por tratamento como saunas, termas e afins, enquanto outros são indicados a banhos gelados de cachoeira, mar, etc.