Biblioteca de magia e ocultismo digitaliza acervo
Biblioteca de magia e ocultismo fundada em 1957, a Biblioteca de Ritman, ou Bibliotheca Philosophica Hermetica, só foi aberta ao público em 1984. E seu fundador, Joost Ritman, vejam só, começou a juntar livros raros sobre espiritualidade quando ainda era adolescente.
Assim, iniciou a maior biblioteca de magia do mundo com uma edição do século 17 de “Aurora”, do filósofo alemão Jakob Böhme.
Além disso, em junho de 2016 o escritor Dan Brown, autor de livros como “O Código Da Vinci” e “Anjos e Demônios” anunciou uma doação de 300 mil euros para que a Biblioteca de Magia pudesse digitalizar seu acervo e tornar as obras acessíveis a um público maior (na prática, para todos).
Vale dizer que o apoio financeiro do autor famoso não foi um grande espanto, visto que Dan Brown havia feito várias pesquisas por lá durante seus processos criativos e resolveu ‘dar uma ajudinha’ para universalizar o acesso. Hoje, são cerca de 4600 livros disponíveis da Biblioteca de Ritman, praticamente toda ela disponível online.
Para acessar é fácil. Clique aqui no link do site Embaixada da Mente Livre e aproeite da grande variedade de publicações, incluindo diversos estudos sobre temas como alquimia, astrologia, magia e outros tópicos relacionados à religiosidade e ocultismo.
Por fim, é importante ressaltar que as obras estão escritas em diferentes idiomas europeus, com predominância para textos em latim. Mas isso não é problema, graças aos tradutores espalhados pela internet, você não ficará sem a sua leitura, não é mesmo?
Nesta que é a maior biblioteca de magia online do mundo, há também livros em inglês, francês, alemão e holandês.
Portanto, a forma mais fácil de filtrar as buscas no catálogo é selecionar por lugar de publicação.
NOTA DOS EDITORES DO UMBANDA EU CURTO
Embora o acervo seja vasto, não há uma ligação específica com a Umbanda. Vale visitar a biblioteca e visualizar as obras livremente, sem compromisso doutrinário. No entanto, para quem estuda magia ou tem curiosidade para comparar conhecimentos, é um prato cheio! Há também artigos interessantes como este de Harold J. Cook sobre como a descoberta da América possibilitou o uso de ervas para temperos, remédios e outros usos.