Álcool, Drogas e Tecnologia: como evitar essa armadilha?

Álcool, drogas e tecnologia em excesso podem causar muitos malefícios na vida de uma pessoa. Drogas, aliás, é algo que não deve ser consumido, pois não há uma quantidade segura que evite o vício, embora o canabidiol seja usado para diversos fins medicinais.

Em novembro de 2023, os sacerdotes de Umbanda Cristiano Nascimento e David Veronezi foram convidados pelo Instituto Cultural Umbanda Eu Curto para ministrarem um curso online inédito no âmbito da nossa religião: Vícios e Tratamentos: Álcool, Drogas, Jogos e Tecnologia sob a Ótica da Umbanda.

Em uma conversa informal, a ideia surgiu e ganhou forma, sobretudo pelo trabalho interno realizado pelos sacerdotes em seus respectivos terreiros, há anos colaborando com a recuperação de adictos. Cristiano e David, por sinal, também já mergulharam no vício no passado e sabem bem das dificuldades de tratamento e superação.

Organizado de maneira clara e informal, o curso foi ministrado 100% online dividido em quatro aulas de aproximadamente duas horas cada. Num formato de conversa, um roteiro pré-determinado foi estabelecido para que todos os temas propostos – álcool, drogas e tecnologia, além do vício em jogos – pudessem ser abordados com igual importância.

Dirigente do Reza Forte Templo de Umbanda na cidade de Peruíbe, no litoral paulista, Veronezi já foi usuário de drogas e bebidas no passado, como já dissemos, e hoje se vale de sua experiência para divulgar os malefícios e auxiliar os dependentes químicos que buscam uma solução.

Em seu trabalho espiritual, dá especial atenção a este público, utilizando as bases doutrinárias do amor e da caridade na Umbanda como ferramentas de apoio e transformação pessoal para dependentes.

Filho de Santo de Pai Alexandre Cumino, é exemplo vivo de superação. Sua história demonstra que é possível a todos darem a volta por cima. Mas é preciso apoio, vontade, conhecimento e humildade para reconhecer os erros, conter a dependência e seguir em frente.

David Veronezi também é o autor do livro Mandingas de Preto Velho – Oferendas, firmezas, orações, rezas e banhos, lançado em 2019 em parceria com o UMBANDA EU CURTO no formato e-book (livro digital).

Álcool, drogas e tecnologia: onde isso vai parar?

Álcool, drogas e tecnologia em excesso (se deixar de lado os vícios em jogos, sobretudo os eletrônicos) constituem um mal presente cada vez mais em nossa sociedade.

Para além dos efeitos nocivos sobre os adictos, a sociedade brasileira assiste os índices de violência doméstica subirem, numa relação direta de causa e efeito, sobretudo no período pós-pandemia da covid-19 e além. É fato que o distanciamento social necessário e obrigatório em 2020 foi causador de um aumento no consumo de produtos lícitos (bebidas e fumo em geral) e também dos ilícitos (maconha, cocaína, etc.).

A receita distanciamento social (isolamento) mais consumo de bebidas e/ou drogas funcionaram como lenha na fogueira que, embora muitos neguem, já estava fora de controle antes da pandemia.

Anos se passaram, o coronavírus foi superado, mas os resquíscios daqueles tempos seguem presentes na nossa sociedade. Como lidar com isso, como evitar o consumo desenfreado de álcool, drogas e tecnologia, onde procurar ajuda e muitos outros temas são debatidos neste curso online.

Mas, como dissemos no início, David Veronezi não assumiu esta empreitada sozinho.

Parceiro de luta, parceiro de Umbanda

Cristiano Nascimento é terapeuta, sacerdote e dirigente de Umbanda. Fundou e dirige o Templo Cultural Tupinambá em Guarulhos, na Grande São Paulo e mantém uma amizade de longa data com David Veronezi e com os canais Umbanda Eu Curto. Com ampla experiência, colaborou fortemente na elaboração do curso Vícios e Tratamentos na Umbanda: Álcool, Drogas, Jogos e Tecnologias sob a Ótica da Umbanda e ministra duas importantes aulas, cujo conteúdo vai além do tom formativo.

Seja para si mesmo ou para se qualificar no tema, inscreva-se e venha participar desta troca.

Tags:
>
-