Pombagira na Umbanda se manifesta como Guia de Trabalho que atua na chamada Linha de Esquerda.
São espíritos humanos que tiveram várias encarnações e que, com o tempo, obtiveram a permissão da Lei Maior para se apresentarem à Esquerda dos Orixás e trabalharem em favor da nossa evolução.

Dentro da Umbanda, o nome Pomba Gira (junto ou separado) pode ser traduzido como: mensageira dos caminhos à Esquerda.
“Pomba” é um pássaro que já foi usado como correio (pombos-correios); e “gira” expressa a idéia de movimento, caminhada, deslocamento, etc.
Como essas Entidades atuam na Esquerda, vem daí o significado de mensageira dos caminhos à Esquerda.
Na Umbanda, a Pombagira é cultuada como Entidade de Trabalho, como Espírito que trabalha a serviço da Luz e que, portanto, só pode praticar o Bem.
Pelo fato de Exus e Pombagiras atuarem em planos muito próximos às faixas vibracionais da Terra, são espíritos profundamente conhecedores das paixões humanas, de seus desejos, defeitos e qualidades. Trabalham atuando nessa energia para ajudar quem busca suas orientações.
Como todas as Entidades, a atuação de Pombagira é sustentada por um Orixá.
E este Orixá Sustentador manifesta um Mistério Divino e é chamado de Orixá Pombagira.
Seus fatores principais são o Estímulo e/ou Desejo, pois esta é a Energia que a Pombagira nos transmite, e com muita propriedade!
O despertar do estímulo, do gosto pela vida, o “start” para levarmos avante os nossos esforços pela conquista de uma vida melhor, mais saudável e equilibrada, em todos os setores é o que podemos esperar quando em atendimento frente a um (a) médium incorporado.
Relações
Regência principal: Orixá Pombagira
Campo de atuação: Estímulo e Desejo
Cores: Vermelho, Preto e Bicolor Preto e Vermelho
Ervas: Patchouly, malva rosa, rosa vermelha, canela, amora, hibisco, pitanga, entre outras
Flores: Rosa branca e vermelha
Bebidas: Champanhe, vinhos doces e sucos de morango, cereja, acerola ou de maçã
Oferendas: Morango, cereja, maçã, romã, acerola, pêssego, laranja, limão; frutas ácidas e vermelhas em geral. Mescle com bebidas, flores e velas
Banhos: Rosas brancas e vermelhas, mel, cravo da Índia, canela e perfume doce
Data comemorativa: Não há
Dia da semana: Não há um dia específico
Sincretismo: Não há
Saudação: Laroyê!
2 comentários
Carlos
O sincretismo da Pomba Gira não seria com santa Maria Madalena?
Umbanda Eu Curto
Olá irmão, Já ouvimos falar desta aproximação, mas depende de cada vertente de Umbanda. Axé!
Os comentários estão fechados.