Abre-Caminho e Quebra-Demanda – Dias 24 e 25 – Erveirança 5.0

Abre-Caminho e Quebra-Demanda juntas? Isso mesmo!

Ao dedicar esse espaço conjunto para duas ervas de uma só vez, quero “tentar” dissolver uma confusão incrível criada por nomes populares parecidos para ervas muito diferentes, tanto do ponto de vista da jardinagem e da botânica, como sob o olhar energético, magnético e vibratório.

Confira!

Dias 24 e 25 – Ervas 24 e 25

Dia 24 – Abre-Caminho – Lygodium volubile Sw.
Dia 25 – Quebra-Demanda – Justicia gendarussa L.

Abre-Caminho e Quebra-Demanda!

No Brasil todo são muitas as ervas chamadas por esses dois nomes e muitos outros que remetem à mesma vibração: Quebra-Demanda, Vence-Demanda, Vence-Tudo, Quebra-Tudo, Corta-Demanda, Desata-Nó, Tira-Inveja, Comigo-Ninguém-Pode-Africano, Sai-Azar, etc., etc.,etc.

Nós, dentro desse trabalho já identificamos algumas delas de forma regional, e essas duas que separamos para falar por aqui são as mais usadas, pela facilidade de se encontrar e pelo conhecimento disseminado.

Essas duas em especial – Abre-Caminho e Quebra-Demanda – tem um histórico em comum que seria engraçado se não fosse prejudicial ao bom entendimento das coisas. Vejam só:

O Quebra-Demanda (Justicia gendarussa) é ornamental, encontrado nas casas de jardinagem na forma de mudas ou compondo vasos de sete ervas. De facílima propagação, pega na terra e na água, e é bastante resistente à falta de iluminação natural, sendo usado até para cerca viva ou divisor de ambientes em jardins.

Eu, por pura curiosidade, já perguntei nessas casas de comércio de mudas o motivo de chamarem-na de “Abre-Caminho”, sendo que é conhecida por Quebra-Demanda. Bom, a resposta mais sincera que ouvi, depois de ser praticamente ignorado por trás de diversos “não sei”, é que eles perdiam vendas para certos clientes de algumas denominações religiosas que deixavam de comprar a erva chamada Quebra-Demanda por “não ser de Deus”, mas a MESMA erva chamada “Abre-Caminho”, aí sim tinha benção…

Então, para não perder a venda… Bom, vocês já sabem o final da história né? Aí um vai repetindo, o outro copiando e enfim, daqui a pouco todo mundo chamando o Quebra-Demanda de Abre-Caminho.

Se, por um lado podemos afirmar com simplismo que o que pode quebrar as demandas tem poder de abrir os caminhos, pelo lado da coerência se gerou uma confusão sem fim.

Estabelecer um ponto comum, uma forma simples e mais geral possível de chamar uma erva, diminui a possibilidade de erro, então chamamos oficialmente de Quebra-Demanda a Justicia gendarussa! Uma escolha pessoal, sem medo de errar ou querer reinventar a roda, para realmente facilitar as nossas vidas.

Dentro do nosso trabalho, o Quebra-Demanda é classificado como uma erva QUENTE OU AGRESSIVA, o que justifica seu nome, associado às vibrações de Papai Ogum e Mamãe Iansã, e que pode ser usado em banhos e defumações, fresco ou seco, mas nessa última forma é de pouco aroma, portanto ao natural é preferível nos banhos.

Como já dito, compõe com maestria os vasos de sete ervas principalmente pela sua durabilidade. Suas flores são discretas e delicadas e seus galhos ficam por semanas em arranjos acomodados em recipientes com água, chegando a enraizar e podem ser transportados para a terra sem traumas. Anula e repele vibrações negativas de inveja e mau-olhado, são discretas, verdadeiros “seguranças” que protegem sem chamar a atenção.

Aliás, esses vasos com Quebra-Demanda plantados são excelentes presentes acompanhados de desejos de proteção! Olha a dica, às vezes é difícil presentear seu amigo (a) místico ou esotérico, não é? Esse é o Quebra-Demanda (veja na imagem abaixo).

Abre-Caminho e Quebra-Demanda - Dias 24 e 25 - Erveirança 5.0 1
Quebra-Demanda

Agora vamos de Abre-Caminho, o Lygodium volubile!

Seremos bem genéricos e nada técnicos para definir essa incrível planta: uma samambaia do mato! Como todas do gênero não florescem e tem como particularidades o crescimento na terra (é terrícola), ao contrário do que se pensa que cresce em árvores, apenas se apóia nelas se for necessário.
Nos apoiamos na definição dos nomes, popular e científico na base do “Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira – SiBBr”, que define que o Lygodium Volubile é chamado popularmente de Abre-Caminho.

Essa poderosa erva trepadeira é nativa e muito abundante na Mata Atlântica e faz jus ao nome popular atribuído a ela. Não é encontrada no comércio de plantas e mudas, e depende da extração por mateiros conhecedores da arte e venda nas feiras livres Brasil afora. É abundante e com boa observação é possível encontrá-la espontânea nas beiras de mata.

Entendemos “abrir caminhos” como melhorar o astral a ponto de aproveitar as oportunidades que acontecem e, às vezes estamos tão envolvidos com os problemas cotidianos que não as percebemos. Essa erva, que no nosso sistema de identificação é classificada como MORNA OU EQUILIBRADORA, literalmente nos deixa ligados no que interessa, aguça nossa percepção, e por consequência atrai a boa sorte. Melhora o ânimo para a solução das dificuldades do dia a dia. Um verdadeiro levantador de astral, como toda samambaia!

Abre-Caminho e Quebra-Demanda - Dias 24 e 25 - Erveirança 5.0 2
Abre-Caminho

Pela sua capacidade expansora, também é usado na cabeça, na forma de “coroas”, para iniciação (coroação) de médiuns, e imantação nas vibrações de Pai Oxóssi e Pai Ogum, que por definição acompanham essas energias. Seu gradiente de cores energéticas é verde, verde, muito verde!

Os nomes chamados genéricos – abre-caminho e quebra-demanda, abre-tudo, etc., vem sendo usados há muito tempo como forma de definir energeticamente o padrão de funcionamento de uma erva.

Deve-se tomar cuidado com a definição da erva a ser usada e sua procedência para não sermos enganados por pessoas mal intencionadas que só procuram comercializar alguns “matos” sem critério.

Ufa, é isso, como sempre tem mais pra ser falado sobre essas ervas, mas por hoje está bom! Esperamos ter esclarecido e diminuído um pouco a confusão sobre essas maravilhosas ervas, cada uma senhora do seu campo de ação.

Observem as fotos, identifiquem corretamente o que tem no seu jardim, e seja criterioso para adquirir ervas. Conhecimento é libertador e a única coisa que ninguém tira de nós!

Gratidão Pai Criador, Mãe Natureza, Poder Vivo e Divino e Sagradas Forças Naturais!

Que sejam quebradas as demandas nas nossas vidas e que nossos caminhos sejam abertos! Amém! Assim seja e assim será! Gratidão Imensa! Muito obrigado, muito obrigado, muito obrigado!