Oxum, o Orixá do amor

Orixá Oxum

A divindade do amor e sensualidade

Oxum atua na vida dos seres estimulando em cada um os sentimentos de amor. Ela é o amor e a capacidade de sentir amor.

Beleza, vaidade e sensualidade: outros atributos de Mãe Oxum, que está para o Orixá do Amor, assim como Afrodite está para a Deusa do Amor.

Conheça os demais Orixás e também os Guias de Umbanda.

Suas vibrações, magnetismo e irradiações atuam sobre os seres estimulado os sentidos de amor e acelerando a união e a concepção.

Oxum representa a força da natureza em tudo que atrai ou repele. Ela não racionaliza porquê faz, ela apenas sente.

Ela se manifesta na nossa atração pela beleza e pelo sexo, mas não de forma superficial ou vulgar. Pelo contrário, o Orixá é divino. Em ambos exemplos dados anteriormente, podemos ver o mesmo intuito nobre, que é o de perpetuar a espécie.

A deusa das águas doces e cachoeiras

Oxum é tida como senhora das águas doces que irrigam os campos. Atua na geração da fartura e por isso identifica-se com todas as manifestações de riqueza.

Ela está em tudo, pois se amamos algo ou alguém é porque ela está dentro de nós. É como o rio que sempre caminha pro mar.

Oxum, o Orixá do amor 1Oxum na Umbanda é a força dos rios que correm sempre adiante, levando e distribuindo pelo mundo sua água que mata a sede.

LEIA TAMBÉM  Iemanjá

É a Mãe da água doce e Rainha das cachoeiras. Orixá da prosperidade e da riqueza interior, ela é a manifestação do Amor, puro, real, maduro, sensível e incondicional, por isso é associada à maternidade e ligada ao desenvolvimento da criança ainda no ventre da mãe.

É Oxum que gera o nascimento de novas vidas que estarão no período de gestação numa bolsa de água – como ela, Oxum, rainha das águas.

Oxum é geradora

É Ela também que toma conta até o nascimento, quando então entrega a Iemanjá, que será responsável pelo destino daquela criança. Portanto, enquanto Oxum é Mãe Geradora, Iemanjá e Mãe Cuidadora

Oxum é a mãe das crianças, seres inocentes e sem maldade, zelando por elas desde o ventre até que adquiram a sua independência. Os seus filhos são a sua maior riqueza.

Relações:

  • Irradiação: Amor
  • Campo de atuação: Agregadora e Conceptiva
  • Elementos: Mineral e Água Doce
  • Cores: Rosa, Dourado, Amarelo e algumas vezes azul
  • Data comemorativa: 12 de outubro e 08 de dezembro
  • Dia da semana: Quinta-feira
  • Sincretismo: Nossa Senhora dos Prazeres, Nossa Senhora Aparecida, entre outras Nossa Senhora
  • Chacra: Cardíaco
  • Cristal: Quartzo Rosa, Rodocrosita, Lepidolite, Pirita e Citrino