Ganesha e Exu: existem semelhanças?

Ganesha se parece com Exu? Será mesmo que podemos observar correlações entre eles?

A primeira é uma divindade hindu. É considerado o senhor dos caminhos e dono das oportunidades, qualidades que permitem compará-lo a Exu.

Já encontramos até quem diga que Ganesha é o ‘Exu da Índia’. Afinal, quem é Ele?

Ganesha é uma das mais conhecidas e veneradas divindades (ou deidades) da religião hindu. Ele é o primeiro filho de Shiva e Parvati e é representado como uma divindade amarela ou vermelha, com uma grande barriga, quatro braços e cabeça de elefante com uma única presa, com um rato a seus pés.

De fato, a figura do rato significa a capacidade Dele em resolver os problemas rapidamente. Pense nos ratos e como eles agem: penetram em todos os lugares e driblam todas as ameaças.

Assim, é a representação de que nada é impossível para Ganesha.

Sua popularidade se dá por ser tido como ‘Deus’ da boa fortuna, aquele que traz prosperidade e remove obstáculos de ordem material ou espiritual.

Da mesma forma, é comum sua presença ser invocada antes do início de alguma ação importante como: prestar vestibular, fechar novos negócios, entrevistas de trabalho, entre outras.

Mas de onde surgiram estas características?

A mitologia hindu ajuda a explicar. E observe também a semelhança com Exu, sobretudo se observarmos um conjunto de características pertinentes à sua manifestação na Umbanda…

Criado por sua mãe Parvati, este jovem ser tinha uma missão: proteger sua mãe enquanto ela tomava banho num local desprotegido. Eis aí a sua função de guardião!

E Ganesha cumpriu tão bem a missão que quando Shiva chegou ao local foi impedido por ele de ver Parvati. Então Shiva argumentou que Parvati era sua esposa, que o deixasse passar.

Visto que era o único guardião ali, Ganesha o impediu. Então houve uma intensa batalha entre os dois e Shiva venceu, arrancando-lhe a cabeça.

Assim que Shiva soube do acontecido ficou triste e revoltada. Exigiu que Shiva ‘consertasse’ Ganesha.

Dessa forma, Shiva e seu exército celestial buscaram pela cabeça mas não a encontraram mais.

Por isso, Shiva resolveu se aconselhar com Brahma (outra divindade hindu) que recomendou que buscasse a cabeça do primeiro ser vivo que estivesse voltado para o norte.

Assim, não demorou para Shiva e seu exército celestial encontrarem um elefante moribundo voltado para o norte.

E assim Ganesha ganhou uma nova cabeça e se tornou para sempre guardião, guerreiro e capaz de enfrentar qualquer obstáculo.

E as semelhanças com Exu não param por aí.

Da mesma maneira, costuma-se pedir ajuda de Ganesha em situações tensas, onde forças malignas estão nos prejudicando.
Diz-se que espíritos maus ficam aterrorizados na presença de Ganesha.

De outra forma, quando a vida fica fria, confusa e não sabemos para onde ir, invoca-se Ganesha. Considerado o Senhor dos caminhos, conhece todas as vias e ajudará a escolher o melhor ou mais adequado para cada um de nós.

Na apresentação do livro Exu não é Diabo, de Alexandre Cumino, o presidente da Madras Editora, Wagner Veneziani Costa também aborda este tema e lembra:

“Exu também é, assim como Ganesha, a manifestação da sorte, da riqueza e da prosperidade. É interessante que todo comerciante na Índia coloca a imagem de Ganesha em seus negócios, para que o negócio prospere…”
Exu não é Diabo, Madras Editora, página 16

Exu na Umbanda também é o Senhor dos caminhos.

Exu é guardião, é invocado para questões ligadas à prosperidade, negócios e muito mais.

Dessa forma, a comparação é válida: Ganesha e Exu tem similaridades.

Mas cada qual é uma divindade diferente, assentadas em suas raízes culturais e religiosas.

Tags:
>