Publicidade

Oxóssi é Orixá do Conhecimento.

Oxóssi irradia o Conhecimento e atua em nosso mental estimulando sua busca no sentido mais amplo da palavra, de modo a expandir todos os sentidos da nossa vida.

Ele também ampara os seres que fazem bom uso dos conhecimentos adquiridos, aplicando-os para a própria evolução e no esclarecimento ao próximo.

Por isso, Oxóssi representa o arquétipo do Grande Caçador: aquele que vai buscar e nos traz conhecimento e respostas às nossas necessidades de aprendizado e evolução.

Oxóssi é o raciocínio hábil, o cientista, o doutrinador; é o grande comunicador, é a divindade da expansão.

É também o Senhor do Reino Vegetal, dono de todos os frutos, ervas e flores e de toda a vida existente nas florestas, campos, matas e adjacências.

Oxóssi é Orixá da caça e da fartura, das florestas e das relações entre o reino animal e vegetal.

É representado nas florestas caçando com seu arco e flecha.

Por suas ligações com a floresta, pede-se a cura para determinadas doenças e, por seu perfil guerreiro, proteção espiritual e material.

É símbolo da expansão dos limites, enquanto a caça é uma metáfora para o conhecimento, a expansão maior da vida.

Ao atingir o conhecimento, Oxóssi acerta o seu alvo. Por este motivo, é um dos Orixás ligados ao campo do ensino, da cultura, da arte.

Oxóssi é o Senhor da fauna e da flora planetárias. Seu primeiro elemento de atuação é o Vegetal (que nos purifica, limpa, nutre e cura) e o seu segundo elemento é o Ar (que leva, espalha e expande).

Rege a linha dos Caboclos na Umbanda, arquétipo encontrado em praticamente todos os Terreiros.

 
Irradiação: Conhecimento
Campo de atuação: Direcionador e Expansor
Elementos: Vegetal e Ar
Cores: Verde (também o azul escuro e o magenta)
Data comemorativa: 20 de janeiro
Dia da semana: Quinta-feira
Sincretismo: São Sebastião

COMPARTILHAR
Artigo anteriorOxalá
Próximo artigoOxum
O Umbanda Eu Curto foi fundado em 2011 e trará sempre discussões e ensinamentos importantes sobre a Umbanda. De forma leve, trataremos nossa religião sempre com muito respeito e responsabilidade, tornando claros os conceitos em mais de 100 anos de história.