Publicidade

Oroiná (Egunitá) é Orixá que aplica a Justiça Divina na vida dos seres racionalmente desequilibrados.

É regente do Fogo e da Justiça Divina que purifica os excessos emocionais de quem está em desequilíbrio, desvirtuado e viciado em algo ou alguém.

Sua linha pura do fogo elemental, cujas energias incandescentes e flamejantes consomem os vícios, conduzem os seres à Justiça Divina em todos os sentidos da vida.

Oroiná (Egunitá) – revelada pela espiritualidade por muito tempo como Egunitá e agora chamada Oroiná* – irradia por propagação e como o ar é o seu segundo elemento, ele a alimenta e energiza (pois o ar é o combustível do fogo!).

Atua na aplicação da Justiça como agente ativa da Lei, consumindo os vícios emocionais e os desequilíbrios mentais dos seres.

Na Umbanda, Oroiná (Egunitá) faz também a purificação dos templos religiosos, do íntimo dos seres e das suas moradas.

Ela atua para nos defender das magias negativas e das injustiças, mas sempre a partir de uma autopurificação, para então nos renovar.

Pode-se dizer que sua irradiação é direcionada para o consumo de vícios e desequilíbrios emocionais e espirituais, permitindo o retorno à normalidade dos seres.

Fogo e ar – Justiça e Lei, são indissociáveis. Assim, Oroiná paralisa e esgota os vícios, acelerando nossa evolução.

Ou seja: Oroiná primeiro faz uma purificação em nós mesmos para só então nos renovar, através da purificação de conceitos e ideias antigas às quais nos apegamos e que nos prejudicam.

Relações

Irradiação: Purificação e Equilíbrio
Campo de atuação: Justiça e Lei
Elementos: Fogo e Ar
Cores: Laranja, Dourado e Vermelho
Ervas: Açafrão, agrião, arnica do mato, arruda, artemísia, alecrim, casca de laranja amarga, comigo ninguém pode, etc.
Data comemorativa: 24 de maio
Dia da semana: Quinta-feira
Sincretismo: Santa Sara Kali e Santa Brígida

 

*De acordo com a Teologia de Umbanda revelada por Rubens Saraceni em sua obra.

Foto: HI-Legal Fotos/Reprodução

COMPARTILHAR
Artigo anteriorOya-Tempo
Próximo artigoOxalá
O Umbanda Eu Curto foi fundado em 2011 e trará sempre discussões e ensinamentos importantes sobre a Umbanda. De forma leve, trataremos nossa religião sempre com muito respeito e responsabilidade, tornando claros os conceitos em mais de 100 anos de história.