Publicidade
Início A Religião Orixás Orixás: quem são?

Orixás: quem são?

7753
0
Publicidade

Orixás: quem são?

Na mitologia Iorubá, Orixás (em Iorubá, Òrìsà; em espanhol, Oricha; em inglês, Orisha) são ancestrais africanos divinizados.

Assim, todos (e cada um deles) correspondem a pontos de força da Natureza e os seus arquétipos estão relacionados às manifestações dessas forças ou irradiações energéticas.

Dessa forma, a característica de cada Orixá os aproxima dos seres humanos, pois eles manifestam-se através de emoções que sentimos.

Igualmente, cada Orixá possui um sistema simbólico específico, composto de cores, velas, comidas, pontos cantados, orações, ambientes, espaços físicos e até dias da semana e horários.

Entretanto, há o sincretismo, como resultado do que se deu durante o período da escravatura no Brasil.

Conforme suas características, cada Orixá foi também associado a um santo católico.

Certamente devido à imposição do catolicismo aos negros e também como sobrevivência dos até então ‘cultos’ de origem africana praticados por eles.

Assim, adequaram sua fé na roupagem dos santos católicos, aos quais cultuavam apenas aparentemente.

Na ritualística da Umbanda, em geral os Orixás não incorporam nos médiuns de trabalho e, quando o fazem, não prestam atendimento aos consulentes.

Quando o fazem são, na verdade, irradiações arquetípicas dos Orixás para o trabalho em Terra. Exemplo: Caboclos de Ogum, Caboclo de Iansã, etc.

O que é ser Filho de Orixá?

Orixás na Umbanda são irradiações de atributos divinos – Fé, Amor, Conhecimento, Razão (Justiça), Ordem (Lei), Evolução e Geração.

Assim, quando uma pessoa nasce neste plano (terreno), seu espírito é criado à imagem e semelhança de Deus (Olorum) e gerado sob uma das irradiações divinas da Umbanda.

Assim, todos temos um Orixá de Cabeça, cujas características nos acompanham nesta encarnação.

Há também o Orixá Ancestre (ou Ancestral) que nos acompanha desde o início de toda a Criação e também o Orixá Adjuntó (que se equilibra com o Orixá de Cabeça) e o Orixá Recessivo (que se equilibra com o Orixá Ancestral).

Há muita discussão e diferenças de análise sobre os Orixás regentes. Trataremos deste tema com mais profundidade oportunamente.