Publicidade

Obá é Orixá que absorve os desequilíbrios dos seres que se desvirtuaram por adquirir conhecimentos viciados ou falsos ou ainda por fazerem mau uso do conhecimento.

Obá atua sobre para que possamos enxergar a verdade e nos ajuda a manter firmeza em nossos objetivos, nosso raciocínio, nossa concentração e determinação.

O ser que está sendo atuado por Obá começa a perder interesse pelo assunto viciado, falso ou distorcido que tanto o atraía e se torna apático.

Então, quando aquele ser já foi paralisado e teve seu emocional descarregado dos conceitos falsos, Obá o conduz ao campo de ação de Oxóssi, que começará a atuar para redirecioná-lo na linha reta do Conhecimento.

Obá atua para aquietar e densificar o racional dos seres. Além disso, Mãe Obá nos ampara e nos dá sustentação no Sentido do Conhecimento, sempre que nos mostramos de coração limpo e com boas intenções.

Assim, quando temos boa intenção em aprender algo e queremos usar aquilo de forma positiva, mas sentimos dificuldade de aprender, Obá nos ampara e nos dá concentração.
Também ajuda os seres bem intencionados que tenham dificuldade de encontrar o “foco” da vida, que vivem em confusão mental e se dispersam com facilidade, dando-lhes concentração e objetividade.

Exemplo: quando você está estudando para um vestibular ou um concurso público, se depara com muitos conhecimentos e precisa absorve-los ao máximo. Na hora da prova, não adianta pedir a Oxóssi que lhe dê conhecimento para ir bem no exame; o ideal é clamar por Obá, que auxiliará no foco e na concentração para que você se lembre de todo conhecimento antes adquirido.

Relações

Irradiação: Concentração
Campo de atuação: Raciocínio e Conhecimento
Elementos: Terra e Vegetal
Cores: Magenta (também o verde com o marrom e/ou vermelho com branco)
Data comemorativa: 30 de maio
Dia da semana: Quarta-feira
Sincretismo: Santa Joana D´Arc
Saudação:Obá Xirê!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorNanã
Próximo artigoObaluayê
O Umbanda Eu Curto foi fundado em 2011 e trará sempre discussões e ensinamentos importantes sobre a Umbanda. De forma leve, trataremos nossa religião sempre com muito respeito e responsabilidade, tornando claros os conceitos em mais de 100 anos de história.