Publicidade

Iemanjá é Orixá na Umbanda tida como a Grande Mãe, a Mãe da Geração.

Iemanjá é a Mãe da Vida, é a água que vivifica. Seu campo preferencial de atuação é no amparo à maternidade, porque Ela é senhora do mistério maternal.

Simboliza e atua continuamente na manifestação das qualidade criativa do Divino Criador, abençoando todos os seres de forma natural, sem forçar ninguém.

Assim, sua irradiação divina estimula e traz oportunidades de crescimento para todos que a evocam, pois irá estimular a geração de vidas, de ideias, de fé, de amor e de conhecimento.

O principal elemento de Iemanjá é a água, o elemento das emoções. O mar é regido por Ela (e a Ciência estuda que a origem da vida está nas águas).

O mar representa todas as águas, já que todas as águas correm para o mar. E o mar ‘lava’ os nossos problemas e mágoas e renova a nossa vontade de viver. Assim, podemos pedir a Iemanjá que nos ajude a lidar com as nossas emoções e a equilibrá-las.

Já reparou que muita gente, quando na praia, se aproxima da água e, em oração, pede para que Iemanjá leve embora toda desarmonia e tudo de ruim? Isso faz sentido!

E sua regência vai muito além da geração de outros seres através do sexo, pois as energias emanadas por Ela podem nos ajudar a desenvolver nossos potenciais, atrair pessoas, parceiros, grupos de estudo e outras atividades.

Tudo isso está contido em Iemanjá, que nos dá equilíbrio emocional e energético, gerando novos caminhos e oportunidades em nossas vidas.

 

Relações

Irradiação: Geração
Campo de atuação: Criatividade e Geração
Elementos: Água
Cores: Azul claro (também branco cristalino e prata)
Data comemorativa: 08 de dezembro (e também 02 de fevereiro)
Dia da semana: Sábado
Sincretismo: Nossa Senhora das Candeias, da Luz, dos Navegantes e da Glória

COMPARTILHAR
Artigo anteriorIansã
Próximo artigoNanã
O Umbanda Eu Curto foi fundado em 2011 e trará sempre discussões e ensinamentos importantes sobre a Umbanda. De forma leve, trataremos nossa religião sempre com muito respeito e responsabilidade, tornando claros os conceitos em mais de 100 anos de história.