Publicidade

Iansã é Orixá da Lei, Direção e Movimento.

É a divindade que está assentada na Linha da Lei. Atua de forma ativa para absorver os desequilíbrios cometidos no campo da Lei e da Justiça Divina e reconduzir os seres ao equilíbrio.

É considerada a qualidade direcionadora de Deus (Olorum), que atua de forma permanente em toda a Criação para que tudo e todos possam evoluir.

Enquanto Ogum é o aspecto fixo da Lei, irradiando continuamente as vibrações divinas da Lei Maior (sem forçar ninguém), Iansã é o aspecto móvel da Lei, que entra em ação para corrigir os desvirtuamentos dos seres para recolocá-los no caminho reto, de modo que também a Justiça Divina seja obedecida e aplicada.

Seu campo preferencial de atuação é o emocional dos seres. Como divindade direcionadora e movimentadora, Iansã retira os seres de um caminho de estagnação evolutiva (provocada por seus desequilíbrios emocionais) e ajuda a encaminhá-los, cortando os seus excessos emocionais e colocando-os no caminho correto a seguir.

Iansã é também Orixá que dá amparo àqueles que vivem em obediência à Lei e à Justiça Maiores, protegendo-os e combatendo as injustiças que estejam enfrentando.

Sua atuação é ativa, mobilizadora e emocional, mas não é inconsequente ou emotiva.

Iansã controla os ventos, raios e tempestades. É representada geralmente segurando um desses objetos: uma espada, uma tocha ou um chicote carregado com eletricidade.

Relações

Irradiação: Lei, Direcionamento
Campo de atuação: Movimentadora e Ordenadora
Elementos: Ar
Cores: Amarelo ou também o vermelho
Data comemorativa: 04 de dezembro
Dia da semana: Quarta-feira
Sincretismo: Santa Bárbara e Santa Brígida
Saudações: Eparrei!

Mais artigos com Iansã

Ludmilla estreia no cinema interpretando Iansã

Ludmilla surgiu há cinco anos “causando” no cenário musical brasileiro. Agora, se prepara para estrear no cinema no papel de Iansã, a Orixá dos raios...

Iansã

Iansã é Orixá da Lei, Direção e Movimento. É a divindade que está assentada na Linha da Lei. Atua de forma ativa para absorver os...
[/vc_column][/vc_row]

COMPARTILHAR
Artigo anteriorExu
Próximo artigoIemanjá
O Umbanda Eu Curto foi fundado em 2011 e trará sempre discussões e ensinamentos importantes sobre a Umbanda. De forma leve, trataremos nossa religião sempre com muito respeito e responsabilidade, tornando claros os conceitos em mais de 100 anos de história.